Brasil ultrapassa 16 mil mortos por Covid-19 e ocupa 3º lugar em número de casos no mundo

atualizacao coronavirus brasil 18 maio
Dados são do Ministério da Saúde e da Universidade Johns Hopkins (Imagem ilustrativa: Adão de Souza/PBH)

O Brasil atingiu a marca de 16.792 mortes por coronavírus registradas no país, sendo 674 novos registros, segundo balanço atualizado pelo Ministério da Saúde na noite desta segunda-feira (18). Até hoje, são 254.220 casos confirmados, cerca de 13 mil a mais do que o último balanço, divulgado há um dia.

As novas notificações colocam o Brasil como o terceiro país com mais casos registrados em todo o mundo, ultrapassando o Reino Unido e ficando atrás apenas da Rússia – com 290 mil casos – e dos Estados Unidos – com mais de 1,5 milhão.

No último sábado (16), o Brasil já havia superado o número de registros da Espanha e Itália, que foram alguns dos principais focos da doença no início da pandemia, e o Ministério da Saúde informou que não há perspectiva para que as curvas de contágio e de mortes se estabilizem ou diminuam.

De acordo com o monitoramento da universidade estadunidense Johns Hopkins, que tem servido como termômetro global do vírus desde o início da pandemia, o Brasil também é um dos primeiros em número de mortes no mundo: está em sexto lugar, atrás apenas de Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França e Espanha.

Mortes por Estado

Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, São Paulo continua sendo o Estado com maior número de mortes, com 4.823 até hoje. O Estado lidera também o ranking de casos confirmados. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro, com quase 3 mil mortes.

Minas Gerais ocupa o 12° lugar, com 4.695 e 161 mortes. Segundo a pasta, o Estado menos atingido é o Mato Grosso do Sul, que, desde o início da pandemia, registrou 613 casos confirmados e 16 mortes.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!