‘Covid Delivery’: Entregador é flagrado espirrando em pedido e reforça a importância de cuidados

jovem espirra pedido entrega
Vídeo mostra jovem espirrando em pedido de entrega (Reprodução/Twitter)

Um entregador de uma rede de farmácias protagonizou uma cena que contraria todas as recomendações dos órgãos de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus. O caso aconteceu no bairro Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na última terça-feira (12).

A filmagem do circuito interno de segurança do elevador mostra o rapaz com uma entrega nas mãos, quando ele tira a máscara, espirra, passa mão no nariz e abre a porta. O BHAZ apurou que ele prestava serviço para a farmácia Riofarma, na unidade de Laranjeiras.

De acordo com Aparecida Santos, que é gerente do estabelecimento, o jovem foi afastado do trabalho. “No dia seguinte à filmagem, nós recebemos o vídeo e ele foi afastado. Acho até que foi mandado embora, pois não temos mais informações dele”, explica.

Ainda segundo a gerente, o rapaz alegou ter alergia. “Elevador sempre tem um cheiro mais forte de mofo, ele espirrou por causa disso. Mas nós reconhecemos o erro e fomos todos orientados a não fazer isso e higienizar as mãos com álcool”, conta.

Cuidados necessários

O médico infectologista Carlos Starling avaliou o vídeo e disse que se trata de uma aula do que não deve ser feito em meio a pandemia. “Esse vídeo mostra o que de fato acontece quando as pessoas estão sozinhas. Isso mostra também o quanto as pessoas são desinformadas, ou se são informadas, como não têm princípios éticos e morais. Ou seja, mesmo estando sozinhas, elas fazem coisas que podem prejudicar os outros”, diz.

O especialista afirma ainda que a filmagem acende um alerta. “Isso mostra também o quanto as pessoas devem ser cuidadosas com os mínimos detalhes da transmissão desse vírus. Veja, o simples ato de apertar o botão de um elevador pode fazer com que você seja contaminado. Por isso a importância de higienizar as mãos e friccionar álcool”, conta.

O que fazer com as entregas?

Muitas pessoas, impossibilitadas de sair de casa, recorrem às entregas para facilitar a vida. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não ser contaminados. Confira as dicas de Carlos Starling:

  • Ter cuidado ao receber as entregas, evitando contato com superfícies, com botões de elevadores, portas etc.
  • Limpar todas as embalagens, se possível lavando-as ou passando álcool.
  • Ao fim da limpeza das embalagens, lavar as mãos e usar álcool.

“Esse vídeo é pedagógico. Ele mostra como as coisas da rua têm que ser limpas, pois você não sabe na mão de quem aquilo passou, como está a situação da pessoa ou o que elas fizeram”, afirma.

Precarização

Uma matéria feita pelos jornalistas Arthur Stabile e Paulo Eduardo Dias, da Ponte Jornalismo, ouviu entregadores que dependem dos aplicativos para conseguir sustento durante o período de pandemia.

+ Sem direito a quarentena, entregadores seguem se arriscando nas ruas

Os relatos mostram o medo dos profissionais de se infectarem, a falta de direitos trabalhistas e a precarização. Leia a reportagem, reproduzida pelo BHAZ, aqui.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!