Transporte coletivo terá horários diferenciados durante reabertura gradual do comércio

horário ônibus
O número de passageiros de cada viagem deverá ser reduzido (Amanda Dias / BHAZ)

Da PBH

Com a reabertura de setores do comércio na próxima segunda-feira, dia 25, o transporte coletivo por ônibus em Belo Horizonte terá que cumprir procedimentos destacados no Decreto 17.362/2020, publicado na edição deste sábado do DOM (Diário Oficial do Município).

Umas das regras estabelecidas pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia de Covid-19, é o horário diferenciado para as atividades que serão reabertas. O objetivo é reduzir a aglomeração de usuários do transporte coletivo em horários de pico.

O número de passageiros de cada viagem deverá ser reduzido. Serão permitidas viagens com passageiros em pé, mas com um limite máximo de 20 para o ônibus articulado, 10 para o ônibus convencional e 5 para o miniônibus. Os veículos deverão ser sinalizados com os locais de posicionamento dos passageiros em pé.

Horários

Durante a fase de flexibilização, o horário da operação do transporte coletivo será entre 4h e 24h nos dias úteis e sábados, e entre 5 e 24h aos domingos e feriados. Os quadros de horários deverão ser encaminhados à BHTrans e publicados no Portal da PBH.

As concessionárias dos serviços de transporte coletivo deverão disponibilizar recipientes com álcool em gel em todos os ônibus para os usuários e para os operadores. E também intensificar a higienização nos veículos e equipamentos das estações.

A BHTrans vai promover ações intensivas de informação e comunicação, com cartazes e avisos sonoros,  sobre as medidas de proteção individual a serem adotadas pelos usuários. As estações de integração e transferência terão os espaços demarcados para garantir o distanciamento entre os usuários nas filas. A limpeza e higienização de elevadores, escadas rolante e corrimãos das estações serão intensificadas.

Cuidados

Os usuários do transporte coletivo também deverão adotar algumas medidas preventivas, como evitar conversar durante as viagens, usar a máscara sobre o nariz e boca nos ônibus e nas estações e priorizar o pagamento com o cartão BHBUS. Idosos e pessoas em grupos de risco devem evitar o uso do transporte nos horários de pico.

O decreto entra em vigor nesta segunda-feira, dia 25.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!