Covid-19: Lojas da Havan e Americanas são interditadas em Juiz de Fora e podem ser multadas em R$ 48 mil

Lojas foram fechadas diante da fiscalização da prefeitura
Lojas foram fechadas diante da fiscalização da prefeitura (Google Street View/Reprodução)

A Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, interditou as lojas Havan e Americanas, nessa quarta-feira (27). O motivo é o descumprimento do decreto que determina o funcionamento de comércios durante a pandemia da Covid-19. O município tem 524 confirmações da doença e 27 mortes.

As interdições foram feitas pela Semaur (Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano) e aconteceram pois os estabelecimentos não se enquadravam na lista de locais autorizados a funcionar.

Juiz de Fora aderiu ao programa Minas Consciente e autorizou a abertura dos comércios de serviços essenciais – denominado de “onda verde”.

Um decreto municipal prevê que os estabelecimentos com mais de uma atividade licenciada e prevista no Cnae (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas), somente poderão funcionar se todas elas estiverem expressamente autorizadas pela “onda verde”, ou, pelo menos, a maior geradora da receita da empresa.

A gerente do Departamento de Fiscalização da Semaur, Graciela Marques, informou que a Havan precisou ser interditada, poi há 14 atividades econômicas licenciadas.

“Apesar de eles terem colocado alguns produtos alimentícios para vender, na prática não é a principal atividade econômica da loja. A fiscalização notificou a mesma por não se enquadrar no que é permitido funcionar”, disse.

Mesmo com a notificação, o estabelecimento permaneceu aberto e a Guarda Municipal foi chamada para interditar o local, já que havia resistência dos responsáveis.

Americanas

A Americanas, localizada no calçadão da rua Halfeld, foi interditada pois a atividade principal é “loja de departamento ou magazine”, o que não é contemplado na onda verde do Minas Consciente. A interdição aconteceu devido ao descumprimento da notificação.

Outra loja da mesma franquia, a da avenida Presidente Itamar Franco, foi fechada diante da ação fiscal e não foi necessário interditar. A prefeitura seguirá fiscalizando o local para não voltar a funcionar.

As demais Americanas de Juiz de Fora (bairros Alto dos Passos, Santa Terezinha – avenida Rui Barbosa – e da rua Batista de Oliveira) estão autorizadas, já que a atividade principal é “comércio varejista de mercadorias, com predominância de produtos alimentícios”.

Multa

As lojas interditas poderão ser multadas em R$ 48 mil, caso voltem a funcionar.

O BHAZ entrou em contato com a assessoria da Americanas e foi informado que a empresa está avaliando se irá se posicionar. Caso isso aconteça, este texto será atualizado.

A reportagem ligou para a Havan, porém não teve as chamadas atendidas.

Com Prefeitura de Juiz de Fora

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!