Coado ou na cafeteira, filtro de pano ou papel: veja os ‘segredos’ para a dose perfeita de café

como fazer café
Aprenda a fazer café e conheça tudo sobre o preparo da bebida (Reprodução/Pixabay)

Como fazer café? Coado, com água filtrada, em filtro de pano ou de papel? A questão pode parecer simples à primeira vista, mas acredite, com a ajuda de alguns “segredinhos” no preparo, sua bebida pode ficar ainda mais saborosa. Em comemoração ao Dia Mundial do Café, neste 14 de abril, o BHAZ preparou um guia sobre uma das bebidas mais amadas de Minas Gerais, do Brasil e do mundo.

Para tirar dúvidas sobre o café e descobrir receitas deliciosas e fáceis de fazer no dia a dia, conversamos com quem é especialista no assunto. Nesta matéria, você encontra um guia definitivo sobre o café: dicas que fazem toda a diferença ao preparar a bebida, diversos modos de fazer, prensas, particularidades dos filtros…

E desde o clássico café coado até o capuccino, ensinamos algumas receitas tão simples, que dá para fazer tudo em casa. Aprenda e se inspire!

O que não pode faltar em um bom café?

Muitas vezes, o orçamento do mês não nos permite conhecer muitas cafeterias e lugares para comer um bom brunch. Isso não quer dizer que você não possa fazer um delicioso café em casa!

Para começar, vamos à primeira dúvida: o que não pode faltar em um bom café? Os dois principais elementos são água filtrada e café de qualidade. É o que diz Marília Balzani, sócia-proprietária do Café Magrí, que está no Mercado Novo e no Palácio das Mangabeiras.

“Sem muito equipamento de cafeteria, primeiramente, é bom tomar cuidado com a água que usa. Usar sempre água filtrada. E pode deixar ferver sim. Sobre o café de qualidade, é fácil de achar nas cafeterias e microtorrefações espalhadas pela cidade”.

O café é uma das bebidas mais populares do país (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

Para Adriene Cobra, sócia-fundadora do oop café, na Savassi, o ato de fazer um café é recheado de afetividade, o que faz toda a diferença.

“A gente precisa se agradar. Claro que tem técnica e estudo, mas não necessariamente, são eles que determinam a melhor forma para nós. Tem a questão afetiva do indivíduo mesmo, porque cada um é único, sente de um jeito diferente do outro”, apresenta.

Marília e Adriene, que são baristas (profissionais especialistas em cafés de qualidade), recomendam variar a receita e as proporções de água e café até achar a versão que mais agrada o paladar.

Como fazer café coado

Confira o passo a passo de como fazer café coado caseiro. Na receita, indicamos as proporções para um fraco, um médio e um forte.

Ingredientes:

  • Água filtrada
  • Café em pó
  • 1 filtro de papel

Modo de fazer:

Primeiramente, atente-se às medidas necessárias para cada teor da bebida. Balzani segue a seguinte lógica, para cada 100 ml de água:

  • 5 g de pó – fraco
  • 7 g de pó – médio
  • 10 g de pó – forte

Padrão importante: a colher de sopa mais usada no dia a dia tem 10 gramas de capacidade. Essa medida pode te ajudar a guiar sua receita. Caso você tenha uma balança de precisão, melhor ainda!

Seguindo a medida conforme sua vontade para a receita, siga o passo a passo para filtrar o café:

  • Coloque a água para ferver
  • Escalde o filtro de papel no suporte (saiba mais sobre essa prática mais abaixo)
  • Após a fervura da água, despeje-a sobre o pó no filtro. Faça movimentos circulares para abranger todo o pó
  • Sirva a seguir
como fazer café coado
(Divulgação/Café Magrí)

E o açúcar?

Enquanto umas pessoas preferem tomar café sem açúcar, outras não conseguem abdicar do gosto “docinho”.

“Não acho que exista uma quantidade ideal, cada um vai ter sua necessidade ou não de açúcar. E pode adoçar sim, sem medo”, tranquiliza Marília Balzani.

“Aconselho a pessoa a provar antes, para sentir o sabor do café e até saber a quantidade de açúcar que ela coloca ou não. Penso que usar um café de qualidade é mais importante do que usar açúcar ou não”, completa.

como fazer café açúcar
Reprodução/Pixabay

Como fazer café na cafeteira

A cafeteira pode ser uma “mão na roda” no cotidiano e é a preferida de muita gente. De acordo com Balzani, é preciso se atentar à proporção de café em pó utilizado no equipamento.

“É uma boa ir testando até achar a receita ideal. Medir o café na hora de fazer é super importante em todos os métodos, para poder variar suas receitas e criar. Lá na cafeteria, usamos balança, mas em casa, pode ser a medida que for melhor para o dia a dia”, aconselha.

Agora que você já conhece as dicas que irão te ajudar no preparo, confira a receita de como fazer café na cafeteira elétrica. O passo a passo funciona na maioria dos modelos! E vale ressaltar que é sempre bom verificar o manual da máquina de café, já que alguns modelos recomendam determinadas proporções.

Ingredientes:

  • Água filtrada
  • Café em pó
  • 1 filtro

Modo de fazer

  • Coloque um filtro no compartimento indicado
  • Adicione o pó conforme seu gosto (se preciso, recorra às quantidades na seção “Café coado” desta matéria)
  • Insira a água filtrada no reservatório indicado
  • Conecte a cafeteira na tomada e pressione o botão de ligar
  • Espere o café ficar pronto

Café espresso

E agora, uma das bebidas mais comercializadas em cafeterias: o espresso. Dá para fazê-lo em casa? “Hoje, existem várias máquinas de espresso automáticas. Usando um bom grão, tem-se um bom espresso. Sem a máquina, fica muito difícil chegar perto de um resultado do espresso”, diz Adriene, do oop café.

Já Marília lembra de outras alternativas para criar um espresso em casa. “A moka (cafeteira italiana) consegue chegar perto do espresso, mas ainda falta bastante coisa. É acessível e consegue entregar mais corpo pra bebida”. Assim como Adriene, Marília relembra que uma boa máquina ainda irá entregar o melhor resultado.

“A espuma de leite também está mais prática para o dia a dia, com equipamentos simples para casa e bons resultados”, completa.

Espresso servido no Café Magrí (Divulgação/Café Magrí)

Filtro de papel ou de pano?

Uma dúvida muito comum sobre o preparo do café: qual filtro é melhor, de papel ou de pano?

“O mais adequado é o de papel, pois não vai ‘guardar’ restos e sujeira dos cafés que vieram antes. Os filtros de papel estão cada vez melhores e mais práticos para o dia a dia”, afirma Marília.

Além disso, as duas baristas e administradoras ressaltam outro “segredo” no preparo: escaldar o filtro de papel com água fervendo antes de colocar o pó. Com isso, é possível deixar o gosto da bebida mais limpa, sem resíduos da celulose que integra o filtro.

“O café especial é muito sensível de sabor e, escaldando, a gente consegue sentir apenas o que ele tem de melhor”, diz Marília.

Adriene também recomenda o filtro de papel, mas garante: dá para usar o filtro de pano sem peso na consciência.

“Caso for bem higienizado e utilizar só para um perfil de café, eu não vejo problema. Gosto de descomplicar. Acho que temos que tornar a bebida cada dia mais acessível”.

como fazer café pó
Filtro de papel é um dos mais utilizados (Divulgação/Café Magrí)

Moer café na hora

Tem muita gente se arriscando a fazer um café ainda mais “fresco” em casa. Um exemplo disso é adquirir o grão e moê-lo pouco antes de filtrar a bebida. Dá para usar moedores elétricos ou manuais, por exemplo.

“Pra mim, moer na hora já é um grande passo. Temos que buscar o que é mais homogêneo na moagem. O moedor [da marca] Mimoso é muito legal, aquele de manivela (foto abaixo). Tem quem use liquidificador, mas eu não sou a favor, porque a granulometria dos grãos fica muito desigual”, orienta Adriene.

“Não é todo mundo que tem tempo, que quer estudar a técnica. Então, com um bom grão, moagem na hora, água legal e um filtro bem higienizado, acho que você já vai ter uma boa bebida”, complementa.

como fazer café moedor
Moedor manual de café (Reprodução/lojamimoso.com)

Conheça alguns termos

Batch brew, cold brew, prensa francesa… atualmente, termos como esses estão se popularizando entre os apreciadores da bebida, não mais se restringindo apenas a profissionais do ramo.

Batch brew e cafeteira elétrica

À primeira vista, quem se depara com um equipamento batch brew pode associá-lo a outro mecanismo. Marília Balzani explica: “O batch brew é como uma cafeteira elétrica, mas de maneira mais profissional. Temos várias versões hoje, em diversos modelos e resultados diferentes. Mas é uma ótima pedida, coado e com resultado uniforme sempre, feito na receita correta”.

Cold brew e café gelado

Segundo a sócia-proprietária do Café Magrí, cold brew e café gelado são parecidos, mas cada um tem sua particularidade.

“O cold brew é extraído a frio, com água em temperatura ambiente e fica em infusão por algumas horas. Já o café gelado é extraído com água quente sobre o gelo. O resultado de cada um é diferente”.

Prensa francesa

A prensa francesa utiliza um filtro próprio, de uma malha mais grossa que os filtros mais conhecidos. De acordo com Marília, o mecanismo é prático para o dia a dia, mas é preciso ter uma precaução durante o preparo.

“Com a malha mais grossa do filtro, o ideal é usar uma moagem mais grossa. Com a moagem certa e uma boa receita, você pode tomar um café mais encorpado e bem gostoso”, indica.

Café feito na prensa francesa (Reprodução/Unsplash)

Mais receitas para fazer em casa

Agora que você já conhece as melhores dicas de como preparar bons cafés, conheça algumas receitas que vão enriquecer suas refeições no dia a dia.

Seja só para você mesmo, ou impressionar alguém especial e servir os amigos e a família, com essas receitas, seus “cafezinhos” da manhã e da tarde – e por que não, da noite – vão atingir um novo nível. Confira:

Capuccino

Ingredientes:

  • 400 gramas de leite em pó integral
  • 230 gramas de açúcar
  • 50 gramas de café solúvel
  • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de canela em pó

Montagem:

  • Para triturar o café, misture no liquidificador o leite em pó e o café solúvel
  • Coloque a mistura em um recipiente com tampa e acrescente os outros ingredientes
  • Agite vigorosamente o recipiente até que a mistura esteja homogênea. Está pronto o pó do capuccino!

Preparo da bebida:

  • Ferva 180 ml de água
  • Coloque-a em um copo alto (a bebida vai dobrar de volume ao final da receita)
  • Acrescente 3 colheres de sopa bem cheias de capuccino e misture bem, até ficar cremoso.
  • Dica: por cima, adicione chantilly e cobertura de chocolate. Deixará seu capuccino ainda mais saboroso – e com um toque profissional!
Capuccino é muito conhecido entre o público (Reprodução/Pixabay)

Café cremoso com espuma de leite

“Hoje, a espuma de leite é tranquila de fazer. Existem equipamentos bem baratinhos para fazer uma espuma deliciosa com textura boa, de uma forma fácil”, diz Adriene. Então, vamos aprender a fazer um café cremoso com uma espuma de leite por cima?

Ingredientes:

Leite integral ou semi-integral de vaca OU leite vegetal

Modo de fazer:

Com um mixer, liquidificador ou até uma vasilha com tampa que veda bem, bata de forma rápida, até que ele dobre de tamanho.

Café ‘diferente’

Agora, confira uma indicação de uma receita que Marília Balzani, do Magrí, costuma fazer em casa. Segundo ela, a receita não tem muitas proporções: é tudo “no olho” mesmo, e fica uma delícia.

Ingredientes:

  • Café bem concentrado
  • Leite espumando
  • Doce de leite
  • Paçoquinha

Modo de fazer:

  • Só misturar tudo e está pronto para beber.

Conheça as cafeterias

Agora que você conheceu diversas formas de fazer um ótimo café, após testar as receitas na sua casa, que tal também conhecer as cafeterias administradas pelas baristas que nos ensinaram sobre a bebida?

Confira abaixo as informações sobre os lugares:

Café Magrí

  • Endereço: Magri Palácio – Rua Arquiteto Rafaello Berti, 330 – Mangabeiras
  • Horário de funcionamento: Quarta a sexta, 10h – 18h | Sábado e domingo, 9h – 18h
  • Endereço: Magrí Mercado Novo – Avenida Olegário Maciel, 742 – 3⁰ andar – Centro
  • Horário de funcionamento: Quarta a sexta, 11h – 21h | Sábado, 9h – 21h | Domingo, 9h – 17h

oop café

  • Endereço: Rua Fernandes Tourinho 143 – Savassi
  • Horário de funcionamento: Segunda a quarta, sexta e sábado: 9h – 20h | Quinta: 12h – 20h Domingo: 9h – 16h

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!