Betim recua e determina fechamento de shoppings e academias

Betim shoppings academias
Prefeitura adotou ações para conter avanço da doença (Reprodução/StreetView + Amanda Dias/BHAZ)

A prefeitura de Betim determinou regras mais rígidas para tentar conter o avanço do novo coronavírus na cidade. De acordo com o prefeito Vittorio Medioli (PSD), a partir desta quarta-feira (3), shoppings e academias ficarão fechados pelos próximos 15 dias.

Além disso, os locais com permissão de funcionamento, como estabelecimentos comerciais e igrejas, deverão adotar o uso de tapetes sanitizantes nas entradas.

O endurecimento das regras se deve pelo aumento do número de casos no município. A cidade flexibilizou o isolamento social no dia 22 de abril, permitindo a volta do funcionamento do comércio. Na época, segundo dados da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde), Betim tinha 51 infectados e três mortes provocadas pela Covid-19.

Quantos casos?

Agora, a cidade tem 126 casos confirmados e seis óbitos. A prefeitura informa que tem adotado o monitoramento do número de casos na cidade para determinar as decisões em relação às atividades econômicas. Diz ainda que a saúde do município não está sobrecarregada.

“A região de saúde de Betim atende a outros 12 municípios. A taxa de ocupação dos leitos exclusivos para atendimento dos casos da Covid-19 está em 8% no Hospital de Campanha e em 67 % nos leitos do Centro de Cuidados Intensivos”, informa.

O que pensa o prefeito

De acordo com Vittorio Medioli, o momento ainda é delicado e, por isso, a população deve continuar agindo com cautela, respeitando as medidas de proteção.

“Desde o primeiro decreto deixamos claro que o acompanhamento dos números da epidemiologia e o comportamento da população seriam fundamentais para novas medidas de controle. Essa decisão aconteceu após muito debate entre técnicos da equipe de combate à pandemia da administração municipal”, afirma o mandatário.

Medioli também anunciou a instalação de quatro novas blitzen sanitárias nos principais acessos à cidade que terão como prioridade a fiscalização de ônibus e vans do transporte público.

Com Prefeitura de Betim

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!