Aposentado que velou a mãe sozinho foi morto por mulher que o ajudou em vaquinha

homem velorio mae jovem
Investigações indicam que jovem teria contratado ‘matador de aluguel’ (Reprodução/Fcaebook + Reprodução/Polícia Civil/G1)

No último domingo (12), o aposentado José Ricardo Fernandes Ribeiro morreu vítima de um incêndio em sua casa. Ele viralizou na internet no ano passado, quando compartilhou, nas redes sociais, que velou o corpo da própria mãe sozinho. À época, a história (relembre aqui) comoveu várias pessoas, que arrecadaram quase R$ 40 mil para ajudá-lo. Agora, as autoridades acreditam que a morte de José foi encomendada por uma jovem interessada no dinheiro.

De acordo com o G1, a Polícia Civil de Goiás, que levantava a hipótese de latrocínio desde a morte de Zé Ricardo, já prendeu dois suspeitos – um rapaz e uma jovem, ambos de 22 anos, cujos nomes não foram divulgados. O que ninguém esperava é a reviravolta cruel que o caso tomou: as investigações apontam que a mulher detida ajudou o aposentado a arrecadar o dinheiro que seria usado para o tratamento de uma doença renal crônica.

Matador de aluguel

Conforme a corporação, os dois teriam combinado de deixar parte do dinheiro arrecadado para a jovem, mas o valor não foi repassado. Então, ela teria usado um perfil falso no Facebook para contratar um “matador de aluguel”. Prints divulgados pela polícia mostram que ela ofereceu R$ 2 mil para a pessoa contratada para executar o aposentado.

print facebook
Polícia identificou um perfil falso criado pela jovem para contratar um assassino (Reprodução/G1/Polícia Civil)

Aproximação e suspeitas

Zé Ricardo e a jovem se aproximaram quando ele viralizou com a publicação sobre a mãe nas redes sociais. À época, sensibilizada com a situação, a jovem o ajudou com a vaquinha online e também auxiliava nas tarefas de casa. O aposentado teria prometido parte do dinheiro arrecadado em retribuição, mas não chegou a pagar. As autoridades suspeitam que essa tenha sido a principal motivação do crime.

Depois de contratar um assassino, a mulher e o outro jovem envolvido teriam roubado itens pessoais de Zé Ricardo para simular que ele teria morrido durante um assalto. Apesar de todos os esforços empreendidos, a polícia defende que a mulher não conseguiu pegar nenhuma parte do dinheiro. A família do aposentado agora se mobiliza para garantir justiça no caso.

Relembre

Em agosto do ano passado, José Ricardo sensibilizou a internet ao postar no Facebook uma foto ao lado da mãe morta no caixão e com a frase: “Eu velei e enterrei minha mãe sozinho; eu e o motorista da funerária”. Em menos de uma semana, o post recebeu 274 mil reações, teve 132 mil compartilhamentos e mais de 33 mil comentários.

“Sou um anônimo simples, que postou um caso verídico, real e que simplesmente, da noite para o dia, bombou. Meu celular não para de tocar, não estou nem dormindo. Tento dar atenção a todo mundo, responder às mensagens de tanta gente se solidarizando comigo. Acho bonito isso”, contou ao BHAZ na época da publicação (leia a entrevista completa aqui).

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!