Nuvem gigante de formigas voadoras sobrevoa as Ilhas Britânicas

satélite formigas voadoras
Satélite mostra nuvem de formigas voadoras (Reprodução/@metoffice/Twitter)

É uma tempestade? Não. São formigas voadoras. Pode parecer mentira e até difícil de acreditar, mas as Ilhas Britânicas foram tomadas por uma gigantesca nuvem destes insetos, na última sexta-feira (17). A descoberta aconteceu por meteorologistas após análises climatológicas.

Antes da nuvem gigante ser descoberta, os estudiosos acreditavam que se tratava de uma tempestade, já que uma enorme macha azul apareceu sobre o Reino Unido e a Irlanda. A invasão dos insetos foi desvendada somente depois que de uma análise mais detalhada foi feita pelos meteorologistas.

“Não está chovendo em Londres, Kent ou Sussex, mas nosso radar diz o contrário. O radar está realmente captando um enxame de formigas voadoras pelo sudeste. Durante o verão, as formigas podem subir ao céu em uma emergência em massa, geralmente em dias quentes, úmidos e sem vento”, informou o Met Office, serviço nacional de meteorologia.

A nuvem está relacionada com a criação de novas colônias, por parte das formigas-rainhas. Uma parte da nuvem foi até Londres, mas se dissipou ao longo dos dias. Apesar disso, o Irish Post, jornal irlandês, destaca que o país pode ter que lidar com as formigas-voadoras por mais um tempo, pois elas podem ficar no país até o fim de agosto e pode estender até setembro, dependendo das condições climáticas.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!