Caixa divulga calendário para desbloqueio de contas suspeitas de fraude

auxilio emergencial caixa tem
Aplicativo Caixa Tem é utilizado para transações do auxílio emergencial (Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Divulgação)

A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta quinta-feira (23), um calendário para os beneficiários que tiveram o auxílio emergencial bloqueado por suspeita de fraudes compareçam às agências. Quem teve o benefício bloqueado por demais pendências, não precisa ir até às agência, podendo resolver pelo aplicativo.

Os usuários do Caixa Tem, usado no recebimento do auxílio emergencial, que tiveram contas bloqueadas preventivamente por inconsistência cadastral poderão realizar o envio de documentos por meio do aplicativo para realizar o desbloqueio em até 24 horas. O Caixa Tem apresentará as orientações necessárias que o beneficiário deverá seguir no próprio aplicativo. O banco afirma que 49% das contas tiveram seus acessos suspensos por isso.

Segundo a Caixa, das milhares de contas que foram bloqueadas, os outros 51% dos casos foram por suspeita de fraude no benefício. Nesses casos, os usuários serão informados por meio do aplicativo Caixa Tem para que se dirijam a uma agência de acordo com calendário escalonado por mês de aniversário. Segundo o banco, o objetivo é evitar filas nas agências e aglomerações. É preciso ficar atento ao calendário. Veja:

  • Janeiro, fevereiro e março: até 24/07
  • Abril e maio: 27/07 a 31/07
  • Junho e julho: 03/08 a 07/08
  • Agosto, setembro e outubro: 10/08 a 14/08
  • Novembro e dezembro: 17/08 a 21/08

Quarta parcela

Os beneficiários do auxílio emergencial que estão no programa Bolsa Família com NIS (Número de Identificação Social) final 4 recebem nesta quinta-feira a quarta parcela, que é de R$ 600 ou R$ 1,2 mil (mães solteiras).

O pagamento para esse grupo começou nessa segunda-feira (20). Ao todo, 19,2 milhões de brasileiros cadastrados no programa vão receber o pagamento até o dia 31 de julho. O auxílio emergencial foi criado pelo governo federal para tentar reduzir os efeitos negativos na economia causados pelo novo coronavírus.

Com Agência Brasil

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!