Morre Ziraldo, escritor e desenhista mineiro, criador de ‘O menino Maluquinho’

O escritor e desenhista Ziraldo morreu aos 91 anos na tarde deste sábado (6) no Rio de Janeiro. Criador de personagens famosos, como “O Menino Maluquinho”, o artista era mineiro de Caratinga, na região do Vale do Rio Doce.

Segundo a família, Ziraldo morreu dormindo, num apartamento na Lagoa, Zona Sul do Rio, por volta das 15h. Desde 2018, quando tinha 85 anos, o artista sofreu três Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e teve a saúde bastante debilitada.

Vida e carreira

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, no dia 24 de outubro de 1932. O nome do artista é uma combinação dos nomes da mãe, Zizinha e do pai, Geraldo. Desde criança já mostrava seu talento para os traços. Com seis anos, teve um desenho publicado no jornal Folha de Minas.

Em 1949, foi com a avó para o Rio de Janeiro, onde estudou por dois anos no Mabe (Moderna Associação de Ensino). Em 1950, retornou a Caratinga, onde concluiu o então ensino o científico, no Colégio Nossa Senhora das Graças.

Além de ser consagrado na literatura infantil, Ziraldo foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, um dos veículos de imprensa que mais atuou contra a ditadura militar no Brasil a partir da década de 60.

Em São Paulo, passou a trabalhar no Folha da Manhã, hoje Folha de S.Paulo, em 1954, numa coluna humorística. Atuou na revista O Cruzeiro, em 1957, no Jornal do Brasil e, ao longo de décadas, escreveu para diversos veículos brasileiros.

Em 1960 lançou a Turma do Pererê, cancelada pela ditadura em 1964. Em 1980 lançou o livro “O Menino Maluquinho”, o maior sucesso de sua carreira, adaptado para a televisão e no cinema. A obra audiovisual, inclusive, foi gravada em um dos quarteirões da rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul de BH

Com mais de 200 livros publicados, Ziraldo teve vários outros best-sellers. Uma Professora Muito Maluquinha, Menina Nina, O Bichinho da Maçã, O Planeta Lilás, e Flicts estão entre os sucessos do artista.

Em 2016, o cartunista recebeu a Medalha de Honra da Universidade Federal de Minas Gerais.

Menino Maluquinho filmado em BH

O filme de 1995 tem profunda relação com Belo Horizonte. Em 1994, as casas históricas tombadas na rua Congonhas ainda estavam intactas e até a residência onde morou Guimarães Rosa fez parte do cenário.

As gravações de outras cenas da obra ocorreram em Tiradentes, região Central de Minas Gerais. A ambientação do longa-metragem é nos anos 1960 e mostra o dia a dia dos personagens infantis brincando nas ruas tranquilas daquela época.

Sinara Peixoto

Formada em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte e com pós-graduação na PUC Minas em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atuou como editora na CNN Brasil, desde a estreia do veículo no país, e na edição do Portal BHAZ. Também despenhou várias funções ao longo de 7 anos na TV Record Minas, onde entrou como estagiária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!