Cinemas, museus e feiras entrarão em protocolo de reabertura de MG

Cinema e feira
Cinemas e feiras terão protocolos de abertura no novo Minas Consciente (Marcelo Camargo/Agência Brasil + Moisés Santos/BHAZ)

O retorno de cinemas, museus, feiras ao ar livre e setores do turismo no Estado serão abordados na nova versão do plano de flexibilização Minas Consciente, elaborado pelo Governo. O programa está em revisão e deve ser relançado nos próximos dias.

A informação foi confirmada pelo chefe de gabinete da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), João Pinho, na manhã desta sexta-feira (24). Na atual versão do plano, os setores estão na onda de retomada somente após o controle da pandemia.

“Quando lançamos o plano, três meses atrás, a curva estava subindo, com ascensão de casos confirmados e óbitos. Hoje, como estamos em um momento de platô, onde esperamos, em breve, uma descendência no número de casos. A gente precisou verificar se a estratégia de momento era adequada para esta segunda etapa”, disse o chefe de gabinete.

Mudança

Agora, com a revisão do programa, os setores antes proibidos devem mudar de categoria e ganhar protocolos de reabertura. “Os eventos de qualquer porte, as atividades de turismo, como museus, e cinemas foram excluídos dessas ondas, porque o governo entendeu que eram atividades com risco muito grande naquele momento. Nesse processo de revisão, estamos avaliando como dar mais previsibilidade a esses setores para que eles possam se programar”, acrescentou.

Apesar de acontecerem em espaços abertos, as feiras livres ainda preocupam a SES-MG por conta do distanciamento e por isso terão que seguir protocolos de saúde. João Pinho garantiu que, em breve, o documento será anunciado.

“Estamos revendo essa situação e, nos próximos dez dias devemos lançar uma nova versão desse plano e esperamos que ele possa abarcar o setor das feiras livres de alguma forma, dando mais previsibilidade, regras e um norte, para que consigamos voltar com essas atividades no menor tempo possível”, concluiu.

Números

Minas Gerais registrou um “boom” de casos de Covid-19 de ontem para hoje, registrando 4.244 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG hoje, a doença já totaliza 106.812 casos em Minas.

O estado também registrou 77 mortes causadas pela Covid-19 em apenas um dia, totalizando 2.315 mortes em decorrência da doença em Minas Gerais. Confira a mudança nos números do novo coronavírus no estado, de ontem para hoje:

  • 106.812 casos confirmados (aumento de 4,1%)
  • 2.315 mortes confirmadas (aumento de 3,4%)
  • 24.741 casos em acompanhamento (aumento de 2,7%)
  • 79.756 casos recuperados (aumento de 4,6%)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerasi) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!