Covid-19: PBH amplia testagem na população; capital tem 18.415 casos

teste coronavírus
PBH ampliou testagem na cidade (FOTO ILUSTRATIVA – Reprodução/Shutterstock)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) ampliou a realização de testes para detectar a presença do novo coronavírus na população. A ampliação começou nessa segunda-feira (27) em pacientes de Centros de Saúde. Já foram realizados mais de 71 mil testes até o momento. A cidade registra 18.415 casos confirmados da doença e 482 mortes.

Com mais testes disponíveis, as pessoas que apresentarem sintomas de doenças respiratórias e aquelas que forem do grupo mais vulnerável ao novo coronavírus serão testadas. A PBH listou que os pacientes com sintomas como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos vão ser submetidas aos exames.

Os grupos vulneráveis à Covid-19 e que serão testados são: idosos, portadores de doenças cardíacas, portadores de doenças respiratórias e pulmonares, portadores de doenças renais crônicas, diabéticos, gestantes e puérperas. A PBH informa que já foram realizados mais de 71 mil testes, sendo cerca de 55 mil RT-PCR e 16 mil rápidos. O que dá uma proporção de 29 mil testes por 1 milhão de pessoas.

Os usuários dos Centros de Referência em Saúde Mental e os moradores dos SRT (Serviços Residenciais Terapêuticos) que apresentarem sintomas respiratórios também serão testados.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Com PBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!