Menino é resgatado de caverna após ser arrastado por correnteza em rio

avo segura mao neto fenda china
Apenas a mão do garoto de 7 anos ficou para fora da fenda (Reprodução/The Sun)

Um garoto de 7 anos ficou preso em uma caverna subterrânea após sair para nadar com o avô na cidade de Wenzhou, na China. Segundo o The Sun, o garoto acabou sendo puxado por uma correnteza do rio Nanxi. O avô e alguns amigos buscaram a criança até encontrá-la com somente a mão para fora de um buraco da caverna, pedindo socorro.

O avô do menino, Lao Ye, disse que na noite do último dia 22 levou o neto para nadar. A criança, que teve a identidade preservada, havia desaparecido na água. “Foi tudo muito rápido. Ele sumiu repentinamente. Eu estava morrendo de medo na época”. Ele e seus amigos procuraram cuidadosamente pelo rio e encontraram uma caverna subterrânea na margem, com a mão da criança para fora.

Quatorze bombeiros correram para o local para resgatá-lo na província do Leste da China. Muito corajoso, o pequeno conseguiu encontrar um espaço embaixo da terra onde havia ar para que ele pudesse respirar. Os bombeiros chegaram no local e encontraram o avô ainda segurando a mão do neto para impedir que ele se machucasse.

Dificuldade e alívio

As autoridades disseram que o túnel formado naturalmente parecia suficientemente largo para o garoto manter a cabeça acima da água, mas cortar as pedras foi uma tarefa muito complicada. Os bombeiros temiam que escavar a margem do rio diretamente acima da cabeça do garoto causaria um desmoronamento potencialmente perigoso. Com isso, eles tiveram que começar quebrando cuidadosamente o entorno.

No momento do resgate, os bombeiros cavaram vários centímetros de lama e rocha espessas usando um pé de cabra e as próprias mãos. O garoto foi libertado em pouco mais de dez minutos e se reuniu com seu avô aliviado. Ele não sofreu nenhum ferimento grave, informou a Brigada de Resgate de Incêndios do Condado de Yongjia.

Autoridades locais disseram que desconheciam a existência da abertura estreita, que parecia desviar a água do rio para um sistema subterrâneo de cavernas. Desde então, o túnel foi selado para evitar acidentes semelhantes no futuro.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!