São Marcos oferece serviço de testagem para retorno seguro de empresas

Laboratório São Marcos tem um programa de testagem para empresas de todos os portes (Imagens Ilustrativas/Reprodução/Envato Elements + Shutterstock)

#Publipost – Esta publicação é patrocinada

Com a retomada das atividades comerciais, é ainda mais importante garantir saúde e segurança dentro das empresas. O São Marcos atende negócios de todos os portes com o exame de detecção do Novo Coronavírus. O laboratório possui um serviço personalizado para realização dos testes, de acordo com o perfil do empreendimento (seja pequeno, médio ou grande, com fluxos de escritório ou comércio, entre todos cenários viáveis). Saiba mais e cadastre-se no site: www.saomarcosempresas.com.br.

O serviço é seguro e preciso, observando as normas de biossegurança vigentes. A coleta pode ser feita em qualquer uma das 57 unidades da Grande BH ou no endereço do cliente. Os prazos para resultados foram reduzidos e estão entre os menores do setor.

Programa de testagem exclusivo

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a identificação rápida de alguém infectado permite monitorar esse indivíduo e iniciar de forma precoce o tratamento em caso de evolução da doença, além de possibilitar monitorar as pessoas que mantiveram contato próximo, reduzindo o potencial de transmissão comunitário. Por isso, a testagem é uma das maiores armas que se tem contra o vírus.

É justamente isso que o Programa de Estratégias Laboratoriais para Proteção do Trabalhador, desenvolvido pelo Laboratório São Marcos para empresas de todos os portes, pretende proporcionar aos comerciantes e empresários que retornaram suas atividades.

Por meio de uma rápida identificação de trabalhadores contaminados (o resultado do exame sai em até dois dias), medidas de isolamento podem ser adotadas imediatamente, evitando a propagação do vírus. Da mesma maneira, trabalhadores afastados podem retornar às atividades em menor tempo, após resultados negativos nos testes.

De acordo com o médico clínico e CEO do Grupo São Marcos, Dr. Ricardo Dupin, podem ser usadas diferentes estratégias de testagem, conforme a criticidade de cada operação empresarial, levando-se em conta o risco de contaminação por proximidade das pessoas ou ambientes fechados. Além disso, devem ser observados os casos de contaminação na família e na comunidade dos funcionários. 

“A partir dos conhecimentos hoje disponíveis, não se pode considerar que uma única estratégia de testagem permita, de forma simples e rápida, possa trazer segurança de forma isolada. Serão necessários esforços conjuntos com métodos de triagem clínica de sintomas respiratórios em inquéritos diários e busca ativa da segurança do trabalho, além das estratégias de identificação de sinais como febre, congestão nasal e tosse”, declara Dr. Dupin, em um artigo onde enumera nove estratégias de testagem a serem adotadas, conforme as características de cada negócio. 

O médico ressalta ainda que todas as empresas inseridas na sociedade estão sendo impactadas pela pandemia. “As suas atividades estão carregadas de risco de exposição e de contaminação, pelos clientes e pelos colaboradores. A grande maioria dos casos é assintomática, portanto, a testagem permite identificar se neste retorno há algum colaborador positivo e, obviamente, não trazer uma pessoa assintomática de volta ao ambiente de trabalho para que ela contamine outras pessoas”, considera.

Para o CEO do Grupo São Marcos, a combinação de estratégias oferecidas pelo programa, que é desenvolvido a partir do cenário epidemiológico e econômico de cada empresa, se mostra como melhor caminho.

As empresas interessadas em testar seus funcionários podem consultar em www.saomarcosempresas.com.br qual a melhor estratégia a ser adotada, de acordo com seu negócio. Os exames oferecidos podem ser realizados pela equipe do laboratório na própria empresa solicitante ou em uma das 57 unidades São Marcos da Grande BH.

Exames oferecidos possibilitam um retorno mais seguro às atividades comerciais

O São Marcos disponibiliza os exames de PCR-RT (Biologia Molecular) e de Sorologia que buscam dar mais segurança ao retorno das atividades comerciais, não só aos trabalhadores, mas a toda sociedade.

1. PCR-RT (Biologia Molecular)

Considerado como “padrão ouro” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o PCR-RT é aquele que utiliza o swab (cotonete) nas narinas para colher o material que será analisado para identificar a infecção aguda do Novo Coronavírus. 

A metodologia tem elevada precisão, chegando a 99% de certeza da contaminação. O teste é indicado para o período de até 14 dias de sintomas. O melhor é que o resultado sai em até dois dias, após a coleta. O cliente, cadastrando seu celular no ato do atendimento, receberá um SMS tão logo o resultado liberado acelerando o acesso à informação.

2. Sorologia

Já o exame de Anticorpos identifica se, em algum momento, o organismo foi exposto ao novo Coronavírus. Baseado na coleta de sangue do funcionário, tem mais eficácia a partir do sétimo dia de sintomas, sendo ideal a partir de 14 dias. É importante que o exame seja realizado após o 7º dia dos primeiros sintomas, pois podem ocorrer falsos negativos quando feito até o sexto dia do início da doença, já que os anticorpos ainda não foram produzidos. Embora não haja consenso sobre a possibilidade de reinfecção, os funcionários que testarem positivo neste exame têm menores chances de contaminação e, portanto, a empresa pode planejar seu retorno. Outro benefício é que o resultado fica pronto em um dia útil depois da coleta. 

É importante ressaltar que esses testes de sorologia, que são realizados em ambiente laboratorial, com métodos controlados (quimioluminescência e Elisa), não podem ser confundidos com os testes rápidos, que têm menor precisão. O Laboratório São Marcos disponibiliza as seguintes Sorologias: Dosagem de Anticorpos IgM e IgG; Dosagem de Anticorpos Totais conjunta (IgM, IgG, IgA); e Dosagem de IgG isolada.

O Laboratório São Marcos

Próximo de completar 80 anos de história, com 70 unidades em 14 cidades das regiões metropolitanas de Belo Horizonte e São Paulo, o Grupo São Marcos possui certificações importantes no segmento, como o selo PALC (Programa de Acreditação de Laboratório Clínico) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Certificação ONA, e ainda o selo da Sociedade Brasileira de Imunizações. 

Comentários