Minas ultrapassa 6 mil mortes por Covid-19 e número acende alerta

profissionais de saúde tiram paciente de ambulância
Marca evidencia a gravidade da pandemia, que vem sendo menosprezada (Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais superou a marca de 6 mil mortes em decorrência da Covid-19 hoje (10) e o número evidencia um cenário alarmante que vem sendo menosprezado. Em meio à flexibilização das atividades, a gravidade da pandemia parece estar, conforme especialista ouvido pelo BHAZ, cada vez mais inferiorizada pela população, enquanto a doença continua matando diariamente.

As 6.009 mortes causadas pelo novo coronavírus foram divulgadas no boletim epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). O estado já registra 242.533 casos confirmados da doença, sendo 4.018 casos registrados nas últimas 24 horas. De ontem para hoje, 74 óbitos foram registrados.

Para o infectologista Leandro Curi, o número sinaliza a importância de manter os cuidados de prevenção e não pensar que a pandemia acabou. “Tenho visto um relaxamento como se a vacina estivesse muito próxima, ou até mesmo a cura. É verdade que os números começaram a cair, mas as taxas ainda são muito altas e a situação demanda uma seriedade muito grande”, aponta o especialista.

Os bares lotados na noite da reabertura com a venda de bebidas alcoólicas em Belo Horizonte, na última sexta-feira (4), evidenciam o relaxamento com as medidas de distanciamento e proteção contra o vírus. “Temos que entender que o poder público reabriu o comércio, restaurantes e bares, por pressão econômica. A responsabilidade de enchê-los ou não está nas nossas mãos”, ressalta o infectologista.

Covid-19 em Minas

As vítimas do novo coronavírus em Minas Gerais se dividem. Do total, 57% são homens, e 43%, mulheres. A média de idade das pessoas que morreram é de 71 anos, e 79% das vítimas tinham 60 anos ou mais, ainda segundo dados da pasta.

Dentre os óbitos, 73% das pessoas tinham alguma comorbidade que intensificou a seriedade da doença: 2.841 vítimas tinham um quadro de cardiopatia e 1.968 tinham diabetes – as duas principais comorbidades vinculadas às taxas de mortalidade de Minas. Hoje, a letalidade da doença no estado é de 2,5%.

comorbidades óbitos covid minas
A enorme maioria das vítimas no estado tinha cardiopatia e/ou diabetes (SES-MG/Reprodução)

No total, 24.624 das pessoas que já testaram positivo para Covid-19 em Minas Gerais precisaram ser hospitalizadas. Os outros 217.909 acometidos pela doença permaneceram em isolamento domiciliar pelo tempo determinado. O novo coronavírus já atinge 842 dos 853 municípios do estado e BH é a cidade mais afetada pela doença, com 35.271 casos e 1.080 mortes.

perfil epidemiológico casos covid minas
Dentre os casos que não resultaram em morte, a média de idade é de 44 anos (SES-MG/Reprodução)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Aline Diniz
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!