PF cumpre mandado contra homem que vendia acesso ao SUS na web

Foto de agentes da polícia federal
Mandado foi cumprido por agentes da PF (FOTO ILUSTRATIVA: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Da PF

Agentes da PF (Polícia Federal) cumpriram, nesta segunda-feira (21), um mandado de busca e apreensão contra uma pessoa que utilizava perfil falso em uma página de comércio eletrônico para anunciar a venda de senha para acesso ao banco de dados de cidadãos no CadSUS (Sistema de Cadastramento de Usuários do Sistema Único de Saúde). As investigações começaram em novembro de 2019.

O CadSUS é a base de cadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde, gerido pelo DATASUS (Departamento de Informática do SUS), cujo acesso é feito por servidores do órgão público federal específico e, por convênio, é disponibilizado para outros órgãos federais, para Estados e Municípios.

O cancelamento do anúncio ocorreu por iniciativa da empresa de comércio eletrônico, que colaborou amplamente com as investigações. O acesso a dados cadastrais de cidadãos é muito procurado por estelionatários e serve de material para a aplicação de golpes variados – principalmente em fraudes a benefícios sociais – contra pessoas, empresas e o Poder Público.

Apreensão

Durante o cumprimento do mandado na residência do investigado, a PF apreendeu equipamentos eletrônicos. As investigações seguem para apurar a participação de outras pessoas no crime. O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 35ª Vara Federal de Belo Horizonte.

Por se tratar de crime praticado via internet, em que a confirmação da autoria depende de trabalhos periciais e análise detida das apreensões, foi determinada pela Justiça a necessária discrição no cumprimento da ordem e o sigilo de informações sobre o investigado e o local de cumprimento do mandado.

O homem responderá pelo crime de divulgação de segredo e poderá cumprir até 4 anos de prisão, se condenado. A PF ressalta que seguiu os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde devido à pandemia do novo coronavírus.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!