Covid-19: O que se sabe sobre uso de ar-condicionado e risco de contágio

ar-condicionado aparelho controle
O ar-condicionado pode contribuir na propagação da Covid-19? (Banco de imagens: twenty20photos/Envato)

Por Bethânia Nunes

Os dias de calor são um convite para o uso do ar-condicionado, principalmente se o ambiente tiver pouca circulação de ar natural. Mas, com o novo coronavírus por aí, o aparelho deve ser evitado sempre que possível. O fato de usar o ar-condicionado não representa risco, mas a falta de circulação de ar aliada a um espaço em que convivem diferentes indivíduos, sim. Ao falar, tossir, espirrar, cantar ou mesmo respirar, as pessoas doentes eliminam gotículas e aerossóis, que ficam suspensos no ar por algum tempo.

Em ambientes fechados, com pouca circulação de ar, como os escritórios e as salas de aula, as partículas permanecem mais tempo em suspensão. A médica infectologista Joana Darc Silva, professora no curso de medicina do UniCeub (Centro Universitário de Brasília), lembra que nem sempre os sistemas de ar-condicionado fazem trocas do ar com o ambiente externo. Alguns aparelhos apenas refrigeram o espaço, “reciclando” o ar do ambiente. O expediente faz com que partículas depositadas em superfícies se elevem, aumentando o risco de infecções.

O ideal é manter o ambiente ventilado naturalmente com as janelas abertas. Mas, quando isso não for possível, o aparelho deve ser higienizado adequadamente e os filtros precisam ser trocados com frequência. “Revise com sua empresa se o cronograma de limpeza está sendo cumprido e se os filtros estão sendo trocados segundo a recomendação do fabricante”, sugere a infectologista.

Leia a reportagem na íntegra no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!