Covid-19: Atila explica riscos de exposição, mas web vê ‘permissão’ para sair de casa

Atila Iamarino biólogo
Visual antes e depois da pandemia também chamou atenção de internautas (Reprodução/YouTube/Atila Iamarino)

O biólogo Atila Iamarino fez uma live no canal dele no YouTube, na sexta-feira (2), a respeito das sequelas da Covid-19. No transmissão ao vivo, Atila chama atenção para os cuidados ao sair de casa, já que a flexibilização do comércio e dos espaços de lazer está a todo vapor em diferentes cidades brasileiras. Internautas fizeram alvoroço, no maior estilo “se o Atila falou, então agora pode”, e também repercutiram a aparência dele.

Conhecido por ter grande credibilidade no universo da biologia e nos aspectos políticos da área, Atila Iamarino é praticamente o Ministro da Saúde de boa parte da web – ou pelo menos é o que gostariam. Na live de sexta-feira, como de costume, o biólogo falou sobre a situação do coronavírus no Brasil e no mundo, dando destaque para as sequelas deixadas pela doença causada pelo vírus e para os cuidados ao sair.

“Não dá mais, não tem economia no mundo que aguente todo mundo trancado em casa. O vírus continua aí e vai continuar sendo um problema, apesar das vacinas, por algum tempo. (…) Então vale a gente começar a focar no que são as atividades mais seguras ou mais prioritárias, e o que fazer para isso ou não”, disse Atila, após mostrar uma tabela divulgada pela BBC com o risco de contágio para cada atividade. Confira:

(Texas Medical Association/BBC)
(Texas Medical Association/BBC)
(Texas Medical Association/BBC)

Pode sair?

Apesar de o biólogo ter dito para sair com cuidado e evitar aglomerações, muitos internautas acreditaram que já está liberado ficar fora de casa sem necessidade.

“Se vai se expor, se exponha nos ambientes mais abertos, se exponha nos ambientes com mais circulação, fica menos tempo lá dentro, e sempre que puder, fica de máscara. Se não tem por que estar num ambiente fechado, sem máscara, com aglomeração, se for muito necessário, saiba que você está em risco, porque é onde acontece a transmissão do vírus”, alerta Atila.

Um visual estilo ‘isolamento’

Além dos comentários sobre Atila Iamarino ter “autorizado” sair, uma zoação a respeito do cabelo do biólogo viralizou nas redes nesse domingo (4). Na live, ele apareceu com o cabelo grande e a barba maior, num estilo bem diferente do que estava acostumado a aparecer no início da pandemia. Muitos foram os tuítes fazendo brincadeira a respeito do novo visual. Confira alguns deles:

Atila entrou na brincadeira, comentando que o cabelo e barba grandes são por ele ficar em casa e não ir a lugares de muito risco, como uma barbearia, por exemplo.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!