Chuva chega extremamente forte a quatro regionais de BH

chuva forte bh
Chuva começou intensa e assustou moradores de BH (BHAZ + Defesa Civil/Divulgação)

Depois de vários dias apenas prometendo dar as caras, a chuva finalmente caiu com vontade na capital mineira. Na noite de hoje (14), pelo menos quatro regionais de Belo Horizonte registram chuva extremamente forte, segundo dados da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal.

Além da Pampulha, as regionais Oeste e Noroeste, assim como o Barreiro, tiveram mais de cinco milímetros de chuva em cinco minutos. Em comparação, as regionais Centro-Sul e Leste registraram chuva moderada, com intensidade de 1,1 milímetro a 2,5 milímetros no mesmo intervalo.

Divulgação/Defesa Civil BH

A Defesa Civil monitora a intensidade da chuva na capital em tempo real. Por volta das 19h46, a situação era assim:

Divulgação/Defesa Civil BH

Mais cedo, a Defesa Civil já havia divulgado um alerta para a possibilidade de chuva na capital. O comunicado é válido até amanhã (relembre aqui). Nas redes sociais, internautas já relatam a ocorrência de granizo em algumas localidades, como a Pampulha e o Castelo.

Para evitar problemas, a Defesa Civil pede para o belo-horizontino redobrar a atenção. “Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva. Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos”, são algumas das recomendações. Veja outras:

  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!