BH registra menor taxa de mortes e transmissão por Covid-19 do mês

Avenida Afonso Pena
Os índices de ocupação nos leitos de UTI e nas enfermarias estão em 31% e 23,8% respectivamente (Amanda Dias/BHAZ)

Belo Horizonte registrou a taxa mais baixa de transmissão do novo coronavírus de outubro, com 0,89. Além disso, ainda contabilizou quatro mortes nos últimos três dias, na capital, confirmando o menor número de vítimas do mês. Os dados são do boletim municipal dessa segunda-feira (26).

O RT em 0,89, mostra que 10 contaminados transmitem o vírus para oito pessoas aproximadamente. Os índices de ocupação nos leitos de UTI e nas enfermarias também estão baixos, em 31% e 23,8% respectivamente.

O infectologista que integra o comitê de enfrentamento da Covid-19 em BH, Unaí Tupinambás, contou que é um número bom, mas ainda é preciso cautela por parte da população. “É uma notícia boa, porque a gente está pleno funcionamento das atividades comerciais, o que mostra um pequeno impacto. Mas a gente tem que tomar cuidado, porque a grande maioria da população de BH e do Brasil está suscetível a se contaminar”, explica.

Para o especialista, o cenário atual em BH é melhor do que quando enfrentamos o pico de casos e mortes. “Descemos do pico, mas estamos num planalto, em um nível alto ainda em relação ao início da pandemia. Temos muitas pessoas se infectando, mas com um impacto menor nos serviços de saúde, nos leitos”, afirma e acrescenta ainda que de cada cinco pessoas que vão para a internação, uma vem a óbito.

Dados do último boletim de BH, em 26 de outubro

Reforce a proteção contra o vírus

A Secretaria de Estado de Saúde orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Vitor Fernandes
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!