Chuva e frio: Temperaturas caem quase 10ºC no feriadão em BH

Céu nublado em BH
Cuidado deve ser redobrado para quem vai pegar estrada (Amanda Dias/BHAZ)

Uma frente fria está se aproximando de Belo Horizonte, e o feriadão vai ser acompanhado de chuvas e baixas temperaturas na capital mineira. Enquanto para hoje (29) a temperatura máxima pode chegar a 31ºC, a partir de amanhã os termômetros não devem passar de 22ºC. O friozinho deve se estender até os primeiros dias de novembro e no fim de semana prolongado pode ter chuva forte na capital.

Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, da GeoClima Soluções, a mudança no tempo é causada pela chegada da massa de ar frio, em encontro com a massa de ar quente. “Em função da frente fria, teremos muitas nuvens e as nuvens deixam as temperaturas mais baixas, principalmente a temperatura máxima”, detalha.

Chuva no dia de Finados

O Dia de Finados, 2 de novembro, já é conhecido por ter chuvas todos os anos. Em 2020, a tradição não vai ser quebrada. De acordo com Heriberto, todos os próximos dias têm previsão de chuva. Além das baixas temperaturas, a frente fria que vai atuar no estado, traz nuvens carregadas, que podem causar as precipitações.

“Até o próximo dia 1º, as chances de tempestade são bem altas, mas a partir do dia 2, a tendência é de diminuição da instabilidade, que vai ficar mais concentrada no Norte de Minas Gerais e no Vale do Jequitinhonha. Para a gente, em BH, o céu fica nublado, com chuvas mais fracas”, explica o especialista.

O meteorologista ainda reforça a importância de tomar cuidados extras para quem for pegar estrada no fim de semana prolongado. “É preciso redobrar a atenção, por causa da visibilidade reduzida e a pista molhada pelas chuvas”, alerta.

Feriado debaixo das cobertas

A queda na temperatura prevista para BH não deve se reverter durante a primeira semana de novembro. Heriberto destaca a brusca queda na temperatura máxima, que de hoje para amanhã deve passar de 31ºC para 22ºC, em uma redução de quase 10ºC em apenas um dia.

Assim, o feriado em BH pede uma programação dentro de casa e debaixo das cobertas. Nas redes sociais, algumas pessoas não ficaram felizes com a ideia. “Não é possível que o feriado vai ser frio e chuva, ah nem viu”, escreveu uma usuária do Twitter.

Enquanto isso, alguns belo-horizontinos estão ansiosos pela chegada do frio, depois de dois dias de temperaturas mais altas na capital. “Cadê o frio? Po***”, reclamou um usuário do Twitter.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!