Jornalista diz que não denunciaria estupro da filha se ela estivesse bêbada

live rodrigo constantino
Rodrigo Constantino foi demitido da Jovem Pan após as declarações (Reprodução/YouTube)

O jornalista Rodrigo Constantino foi demitido da Jovem Pan após fazer declarações absurdas a respeito do caso da jovem Mariana Ferrer e sobre o crime de estupro. Em uma transmissão ao vivo, em seu canal no YouTube, nesta quarta-feira (4), o comentarista afirmou que, caso sua filha fosse estuprada, ele não denunciaria os criminosos em algumas “circunstâncias”.

“Eu dou boa educação para que isso não aconteça, mas se minha filha chegar em casa um dia e falar ‘pai, fui estuprada’, eu falo ‘me dá as circunstâncias’. ‘Ah, fui para uma festinha, eu e três amigas, tinham 18 homens, nós bebemos muito, eu estava ficando com dois caras, acabei dormindo lá e fui abusada’. Ela vai ficar de castigo feio, e eu não vou denunciar um cara desses para a polícia. Eu vou dar esporro na minha filha”, disse Constantino.

Horas antes, o jornalista havia revoltado usuários das redes sociais ao publicar tuítes a respeito do caso Mariana Ferrer (relembre aqui) e sobre mulheres que são estupradas quando estão bêbadas. “Se alguém ESCOLHE beber e ESCOLHE, bêbado, pegar um carro e dirigir, e mata alguém, é crime DOLOSO, certo? Então por que essa desculpa de que a mulher bêbada não é responsável?”, publicou Constantino na rede social.

Demissão

Ainda na tarde de hoje, o Grupo Jovem Pan publicou um comunicado (leia na íntegra abaixo), anunciando a demissão de Rodrigo Constantino. “Reafirmamos que as opiniões de nossos comentaristas são independentes e necessariamente não representam a opinião do Grupo Jovem Pan. No caso de Mariana Ferrer, defendemos que a vítima não deve ser responsabilizada pelos atos de seu agressor, apesar do respeito que todos nós devemos ter às decisões judiciais”, diz a nota.

O jornalista se revoltou com a repercussão negativa que as declarações receberam. “Vcs venceram uma batalha, parabéns! A pressão foi tão grande sobre a Jovem Pan, DISTORCENDO CLARAMENTE MINHA FALA, que não resistiram. Não os culpo. É do jogo. Quem me conhece e quem viu de fato sabe que eu jamais faria apologia ao estupro! Mas desde já estou fora da Jovem Pan”, tuitou.

Nota do Grupo Jovem Pan

“O Grupo Jovem Pan tem como premissa a liberdade de expressão e o amplo debate entre seus comentaristas. Diante do ocorrido nesta quarta-feira, 4, em uma live independente, promovida fora de nossas plataformas, por um de nossos comentaristas, a Jovem Pan esclarece que desaprova veementemente todo o conteúdo publicado nos canais pessoais e apresentado nessa live. Reafirmamos que as opiniões de nossos comentaristas são independentes e necessariamente não representam a opinião do Grupo Jovem Pan. No caso de Mariana Ferrer, defendemos que a vítima não deve ser responsabilizada pelos atos de seu agressor, apesar do respeito que todos nós devemos ter às decisões judiciais. Em consequência do episódio, na tarde desta quarta-feira, Rodrigo Constantino foi desligado de nosso quadro de comentaristas.”

Edição: Aline Diniz
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!