Girassóis espalhados por BH encantam e intrigam moradores

girassóis em bh
Iniciativa deixou moradores da capital curiosos (Divulgação/Cemig SIM)

Belo Horizonte amanheceu com girassóis em diversos pontos da cidade, nesta sexta-feira (20). Os moradores da capital mineira ficaram encantados com a flores, que poderiam ser levadas por quem as achasse. Nas redes sociais, muitas especulações de mais um mistério na capital mineira. No último fim de semana, um menino cercado de seguranças na Praça do Papa foi o assunto. Agora, os girassóis tomaram lugar.

A Praça da Assembleia, na região Centro-Sul da capital, no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, na Grande BH, e até a rua da Igreja São Francisco de Assis, na região da Pampulha, foram alguns dos locais onde moradores encontraram as flores misteriosas nesta manhã.

Nas redes sociais, usuários compartilharam imagens e despertaram o questionamento: afinal, quem espalhou girassóis por Belo Horizonte? “Após dias nublados BH amanheceu com sol. Girassol! Ou melhor, girassóis. Na Praça da Assembleia há muitos deles. O que será isso? Já trouxe o meu pra casa”, escreveu um internauta no Twitter.

Mais mistério

Quem pegou uma flor para levar para casa nesta manhã pode ter visto que, junto dela, vem um cartão, que diz “Leve o Sol para sua casa” e também vem com um QR Code. O código leva a este link, que ainda mantém o suspense e não revela quem está por trás da iniciativa.

“Volte-se para o que te faz sentir bem, para o que te traz energia. Contagie o mundo com a sua luz, fique de pé a cada amanhecer e jamais deixe de contemplar e agradecer cada raio de sol que te ilumina e dá força para seguir. O Sol é nossa fonte, se encha de energia! Aguarde para entender como o sol pode te trazer boas energias!”, diz a página, além de deixar um espaço para que o internauta deixe um endereço de e-mail para saber do que se trata a iniciativa “de forma antecipada”.

Mistério revelado

Finalmente, a resposta: os girassóis espalhados por Belo Horizonte são uma iniciativa da Cemig SIM, empresa energia solar por assinatura, que começou a oferecer descontos na pré-venda de assinaturas para residências. Para comemorar um ano de atividades, a empresa espalhou 365 girassóis pela cidade. A partir de hoje, quem fizer o cadastro pelo site terão descontos de até 15% sobre a tarifa mensal a partir de janeiro de 2021.

De acordo com a empresa, a simbologia do girassol está diretamente relacionada com o negócio, já que é uma “flor que caminha na direção da luz do sol” e é frequentemente relacionada à felicidade. “Assim como o girassol, a SIM segue o caminho do sol. É a partir dele que geramos energia sustentável e limpa, respeitando o meio ambiente e a sociedade. Por isso, convidamos cada um ase sentir parte de uma nova forma de pensar o futuro e se unir a SIM nessa direção”, explica o CEO da Cemig SIM, Danilo Gusmão.

Energia solar

Criada em outubro de 2019, a Cemig SIM é uma empresa de energia solar por assinatura e soluções em eficiência energética. Até o momento, atuava apenas no segmento comercial e industrial, como farmácias, padarias, lojas, fábricas, agências bancárias, supermercados, condomínios e empresas de diversos setores.

Agora, a empresa começa a oferecer o serviço para casas, aplicável para consumo acima de 300kWh. “O segmento de geração distribuída, ou energia solar por assinatura, é um dos ramos do setor que mais cresce em todo o país. Isso porque proporciona significativa redução na tarifa de energia elétrica e ainda minimiza impactos ambientais, ao utilizar a luz solar, um recurso natural. Além disso, não são necessárias obras e instalações e, portanto, o cliente não precisa fazer qualquer investimento para a contratação do serviço”, pontua o CEO.

Os interessados podem aderir ao modelo de forma totalmente digital, por meio deste site. A energia é gerada remotamente, em fazendas solares instaladas em áreas com radiação solar mais favorável, no Norte e Noroeste de Minas Gerais, e chega pela rede da distribuidora, com menor custo.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fernandes
Vitor Fernandesvitor.fernandes@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018 e 2019) e Sindibel (2019).

Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco na editoria de Esportes no BHAZ.

Comentários