Reino Unido aprova vacina da Pfizer e iniciará imunização na próxima semana

vacinaçao
Nas redes sociais, o ministro da Saúde local, Matt Hancoc, comemorou e classificou a notícia como ‘fantástica’ (Reprodução-Agência Brasil)

Por Anderson Costoli

Moradores do Reino Unido começarão a receber a imunização contra a Covid-19 a partir da semana que vem. O anúncio foi feito pelo ministro da saúde local, nesta quarta-feira (2), ao confirmar que as vacinas das farmacêuticas Pfizer/Biontech foram aprovadas. Em comunicados à imprensa feitos no mês passado, a Pfizer declarou que a BNT162b2, candidata à vacina contra Covid-19, obteve eficácia de 95%. 

A desenvolvedora da vacina Moderna afirmou que sua vacina conseguiu 94,5% de eficácia. Apesar de já ter sido aprovada na fase três, quando o material já é testado em humanos, os dados ainda não foram publicados em revista científica, o que é praxe. O primeiro ministro britânico, Boris Johnson, também foi ao Twitter comentar a aprovação da vacina por parte do Ministério da saúde. “É a proteção das vacinas que nos permitirá, em última análise, recuperar nossas vidas e fazer a economia andar novamente”, disse.

A Pfizer também está sendo testada no Brasil. Porém, nessa terça-feira (2), o governo brasileiro disse que a vacina em questão pode ser excluída da lista de compras do Brasil por causa da temperatura na qual precisa ser conservada. O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que, para o país adquirir uma vacina da Pfizer, as temperaturas de armazenamento do imunizante têm de ser, “fundamentalmente”, de 2 a 8°C. Ou seja, compatíveis com a capacidade da rede de frios instalada nas salas de vacinação brasileiras. Tendo em vista a tecnologia com a qual foi desenvolvida, a vacina Pfizer precisa ser guardada a -70°C para manter suas propriedades ativas.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!