Passageiro gravou vídeo dentro de ônibus momentos antes de tragédia

passageiro de ônibus acidente
Passageiro chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu (Reproduçã[email protected]/Instagram)

Poucas horas antes do ônibus despencar de uma ponte na BR-381, nessa sexta-feira (4), uma das vítimas do acidente gravou um vídeo para tranquilizar a família. Clemilton Santos Nascimento chegou a ser socorrido e levado ao hospital Margarida, em João Monlevade, na região Central de Minas, mas não resistiu e morreu.

Familiares da vítima contaram ao portal alagoense Ítalo Timóteo que, por volta das 12h, Clemilton enviou um vídeo do ônibus, com uma música tocando no fundo, e garantiu em uma mensagem: “A viagem está tranquila”. Ele ainda explicou à família que os homens estavam viajando na parte de trás do veículo, e as mulheres na frente.

De acordo com uma prima da vítima, Clemilton estava voltando para São Paulo depois de visitar familiares na cidade de Pariconha, em Alagoas.  “Ele retornava para São Paulo, onde mora desde a adolescência e trabalha”, contou ela, que preferiu não se identificar.

Até o final da noite de sexta-feira (4), a família não havia recebido notícias a respeito do estado de saúde de Clemilton. “Estamos aflitos e aguardando algum posicionamento dos órgãos responsáveis”, pontuou a prima, ainda ontem.

Já de acordo com balanço divulgado hoje pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Defesa Civil de Minas Gerais, ele está entre as vítimas que chegaram a ser socorridas e levadas ao hospital local, mas acabaram morrendo no centro de saúde.

O acidente

O veículo da empresa Localima Turismo saiu do povoado de Santa Cruz do Deserto, em Mata Grande, Alagoas, às 9h da manhã da quinta-feira (3), em direção a São Paulo. Após uma falha mecânica, o ônibus caiu do local conhecido como Ponte Torta, de uma altura de 35 metros.

Ainda segundo o balanço, três vítimas não sofreram ferimentos e não precisaram ser socorridas. Treze pessoas estão hospitalizadas no hospital Margarida, em João Monlevade, e sete já receberam alta. Três pessoas – um pai e dois filhos – foram transferidas, em estado grave, para o hospital João 23, em Belo Horizonte.

O motorista que dirigia o veículo percebeu que o freio havia falhado e gritou para que os passageiros pulassem, momentos antes da queda. A informação é de um homem, de cerca de 34 anos, que sobreviveu ao se jogar do veículo. O motorista pulou antes da queda e fugiu do local. Ele ainda não foi localizado. Além dos militares do Corpo de Bombeiros, dezenas de moradores da região atuaram como voluntários no local do acidente.

“O ônibus começou a dar falha, já vinha em alta velocidade, bateu em outro retrovisor, e já percebi que tinha algo errado. Fiquei em posição de movimento, e falei, ‘acho que aconteceu alguma coisa’. Quando o ônibus passou da metade da ponte, o motorista gritou: ‘Faltou o freio, pula, que faltou o freio!’”, contou o passageiro sobrevivente ao repórter Bell Silva, do jornal local O Popular.

Edição: Thiago Ricci
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!