BH tem madrugada chuvosa e temporal deixa estragos em Minas

chuva minas gerais
Registro das chuvas em Uberlândia e Oliveira (Reprodução/Redes sociais)

A chuva marcou presença em Belo Horizonte na madrugada desta quarta-feira (9). O volume da precipitação em algumas regiões da cidade foi extremamente forte, segundo a Defesa Civil. Apesar disso, não houve registro de ocorrências. Já no interior de Minas, carros foram arrastados pela enxurrada e imóveis alagados. A meteorologia prevê a continuidade do tempo chuvoso.

Em Belo Horizonte, as chuvas já eram aguardadas ao longo da semana. Um alerta emitido pela Defesa Civil informou a possibilidade da capital registrar até 200 mm (milímetros) de precipitação ao longo de cinco dias. Segundo o órgão municipal, às 3h50 de hoje apenas a regional Pampulha não registrava chuva. Neste horário chovia extremamente forte nas regiões Centro-Sul e Oeste.

Felizmente não houve ocorrências relacionadas às chuvas na capital mineira. Confira o acumulado em dezembro até 5h de hoje em BH. A média climatológica para o mês é de 358,9 mm.

  • Barreiro: 130.4 (36.3%)
  • Centro Sul: 103.4 (28.8%)
  • Leste: 66 (18.4%)
  • Nordeste: 76.2 (21,2%)
  • Noroeste: 57.6 (16%)
  • Norte: 44 (12.3%)
  • Oeste: 114.4 (31.9%)
  • Pampulha: 39 (10.9%)
  • Venda Nova: 63.4 (17.7%)

Por conta das chuvas dos últimos dias, a Defesa Civil publicou alerta de risco geológico na capital. É recomendado que a população tenha “atenção no grau de saturação do solo e nos sinais construtivos, em especial nos locais de maior exposição”. O comunicado é válido até às 8h da próxima segunda-feira (14).

Temporal

Moradores de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, passaram por momentos de tensão. A forte chuva, na noite de ontem (8), alagou avenidas, arrastou carros e inundou imóveis. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a força das águas. Em uma academia, por exemplo, o espaço foi completamente tomado e as máquinas molhadas. “Cuidado com a água”, alertou um frequentador do espaço.

Na avenida Rondon Pacheco o local mais parecia a continuidade de um córrego que corta a via. “Olhem como está o Centro de Uberlândia”, disse um morador. A enchente, segundo um usuário do Twitter, é comum em períodos chuvosos. “Como sempre a avenida vira esse rio quando chove em Uberlândia. Até quando?”, questionou.

A força da água era tão forte que veículos foram arrastados pelas ruas da cidade. “Olha a moto indo embora lá no fundo. Olha o carro. Ai que dó meu Deus”, lamentou uma mulher enquanto gravava as cenas. Na cidade de Oliveira, na região Centro-Oeste de Minas, a chuva também inundou ruas e avenidas. As redondezas de um ginásio poliesportivo foram tomadas pela chuva que durou a noite toda.

Chuva continua

A passagem de um frente fria por Minas Gerais tem favorecido as chuvas no estado, conforme explica, ao BHAZ, o meteorologista Ruibran dos Reis. “Estamos tendo muita disposição de umidade vinda da região da Amazônia e isso forma a Zona de Convergência do Atlântico Sul. Tudo isso tem favorecido para as chuvas”, disse.

“Hoje tem alerta de temporais nas regiões Sul, Central, Zona da Mata, Oeste, Triângulo e Noroeste. As chuvas aguardadas podem vir com raios e rajadas de ventos”, finaliza.

Cuidados

Durante as chuvas são recomendados que a população tome alguns cuidados. Confira as recomendações da Defesa Civil:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!