Minas: três séculos de história. Como a sua se encaixa nela?

minas gerais 300
Agência Minas/Sergio Mourão

Em 2 de dezembro de 1720, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada pela Coroa Portuguesa, sendo criada a Capitania de Minas, uma decisão que marcou o início da existência administrativa do nosso estado. Do Ciclo do Ouro à ascensão do Ciclo do Minério de Ferro, passando, ainda, por toda a evolução política, econômica e social, nossa Minas completa, este mês, trezentos anos de liberdade.

O maior símbolo do estado, a nossa bandeira foi inspirada na intenção de romper as relações entre a colônia e a metrópole, em uma conspiração que pretendia eliminar a dominação portuguesa e fazer de Minas um estado livre. Ansiando por liberdade e apoiados nas ideias iluministas, os colonos mineiros não só lutaram contra os abusos políticos que prejudicava o desenvolvimento comercial do Brasil, como também iniciaram o movimento da Inconfidência Mineira, um marco histórico embasado pela ideia de “liberdade ainda que tardia”

O mesmo espírito de liberdade permeia hoje a nossa história e vai além do lema da nossa bandeira. O Governo Zema, uma gestão comprometida com a construção de uma sociedade mais livre e próspera, defende um modelo de estado enxuto, eficiente e mais próximo do cidadão; um estado focado em garantir o acesso da população a serviços de qualidade em educação básica, saúde e segurança. Os resultados de Minas têm sido um exemplo concreto de como o liberalismo é o maior propulsor do desenvolvimento econômico e social, pois permite que as pessoas se desenvolvam, gerem renda e tenham emprego.

Comemorar os 300 anos de Minas Gerais é colocar em evidência ainda mais liberdade,  sentimento que pulsa na alma dos mineiros desde o século XVII. É, também, um momento para engrandecer cada cidadão que contribui para o avanço do estado nas mais diversas áreas e que, resilientes e antifrágeis, escrevem, a cada dia, mais uma página da nossa história. É uma honra pautar as minhas contribuições para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros e fortalecer a posição de liderança do nosso estado. Sigo empenhada para garantir que Minas cresça rumo a muitos outros séculos de liberdade!

Parabéns, Minas Gerais!

Laura Serrano
Laura Serranocontato@lauraserrano.com.br

Laura Serrano é deputada estadual eleita com 33.813 votos pelo partido Novo. Economista, Mestre pela Concordia University (Canadá), pós-graduada em controladoria e Finanças e graduada pela UFMG com parte dos estudos na Université de Liège (Bélgica). É membro da Golden Key International Honour Society (sociedade internacional de pós-graduados de alto desempenho).

Comentários