Olho no céu! Sabadão será de mais chuva, raios e muito vento em BH

chuva bh
Apesar das chuvas, temperaturas devem ficar amenas (Amanda Dias/BHAZ)

Os belo-horizontinos que estão torcendo por uma trégua das chuvas da última semana ainda vão precisar ter paciência. É que, depois de uma madrugada de muita precipitação na capital, a previsão para este sábado (12) é que o cenário se repita. De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, o sabadão será de mais chuva, raios e rajadas de vento. As temperaturas, contudo, devem ficar mais amenas.

“O dia será de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, com raios e rajadas de vento ocasionais a partir da tarde”, informa o boletim meteorológico da Defesa Civil. Ainda segundo o órgão, a temperatura mínima, registrada logo no início do dia, foi de 17°C e a máxima não deve passar dos 29°C. A umidade relativa mínima do ar ficará em torno de 45% – abaixo do ideal recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mas não o suficiente para causar transtornos.

Em outras cidades

Já para as outras regiões do estado, a previsão é semelhante à da capital, mas já com indícios de mudança. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a tendência é de redução das chuvas e de ligeira elevação das temperaturas máximas em grande parte de Minas Gerais.

Apesar disso, ainda neste sábado, os mineiros precisarão de paciência para encarar a chuva. Isso porque a previsão é de tempo instável com precipitação a qualquer momento – especialmente para as cidades das regiões Oeste e Sul e da Zona da Mata.

Nas demais regiões do estado, o início do dia foi de muita nebulosidade, mas o sol deve aparecer entre nuvens ao longo da tarde – o que favorece a ocorrência das típicas pancadas de chuva de primavera-verão, especialmente à tarde e à noite.

Cuidados durante a chuva

Durante as chuvas fortes, é necessário redobrar a atenção para que não aconteçam acidentes. A Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda os seguintes cuidados:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!