Papai Noel infectado pela Covid transmite vírus e 18 idosos morrem em asilo

papai noel covid belgica
Papai Noel não sabia que estava infectado pela Covid-19 (Reprodução/VRT)

Ao menos 18 idosos morreram após a visita de um Papai Noel infectado com o vírus da Covid-19 no asilo de Hemelrijck, na cidade de Mol, na Bélgica, no início de dezembro. De acordo com o jornal britânico The Sun, o homem não sabia que estava contaminado com a doença, e tirou fotos com vários idosos. Ao todo, 121 residentes e 36 funcionários foram infectados.

Os testes de laboratório ainda estão tentando descobrir exatamente de onde veio a infecção, mas perguntas foram feitas durante a visita do Papai Noel infectado involuntariamente. O Papai Noel – vestido com os trajes tradicionais de São Nicolau, ao lado de seu assistente Zwarte Piet, um personagem frequentemente rotulado de racista por usar o rosto negro – foram retratados encontrando os residentes usando máscaras.

Péssima ideia

A equipe do asilo esperava que o Papai Noel trouxesse alegria entre os residentes e, segundo consta, ele não se sentiu mal antes da visita. A gerência da casa disse que o Papai Noel e seus ajudantes eram terapeutas que também têm acesso aos residentes em outras ocasiões.

“Esperamos até dez dias difíceis”, disse o prefeito Wim Caeyers. “Vários laboratórios estão atualmente tentando determinar a origem das infecções, mas ainda não recebi os resultados. Isso, portanto, permanece incerto no momento”. Médicos e paramédicos foram mobilizados na cidade de 35 mil habitantes para ajudar a controlar o surto.

As autoridades em Mol disseram que o Papai Noel “visitou várias áreas comuns, como a sala de estar”. “Ele manteve distância dos residentes e usou uma cobertura para o rosto. Os residentes também usaram coberturas para o rosto”, acrescentou o comunicado.

Mas as fotos obtidas pela VRT mostraram residentes sem máscaras. O Sr. Caeyers disse à VRT que a visita foi “feita com a melhor intenção, mas não deu certo”. “Foi um dia muito triste para o asilo”, disse ele. O prefeito disse a princípio que se pensou que o homem tivesse seguido regras de distanciamento social. “Inicialmente eles falavam que as regras haviam sido seguidas, mas logo em seguida você recebe fotos das famílias dos moradores onde você pode ver que não era esse o caso”, disse ele.

Jannes Verheyen, porta-voz da Armonea, a empresa que administra a casa, disse: “A equipe está muito chocada com o que aconteceu, mas isso também os deixa muito motivados para retirar o vírus novamente”.

Não foi só o Papai Noel

Um dos principais virologistas da Bélgica, Marc Van Ranst, da universidade KU Leuven, disse duvidar que o Papai Noel pudesse ter causado tantas infecções. “A má ventilação é muito mais a provável causa, apesar da visita ser uma ‘ideia estúpida’. Mesmo para um super transmissor, essas são muitas infecções de uma só vez”, disse ele.

A Bélgica foi atingida por uma segunda onda de coronavírus em outubro, que levou seu sistema de saúde ao colapso. Em resposta, o país introduziu medidas de bloqueio parcial, incluindo o fechamento de lojas, bares e restaurantes não essenciais. O país registrou até agora 637.246 casos, com um total de 19.089 mortos. Ele tem registrado continuamente cerca de 100 mortes por dia desde o retorno do vírus em outubro, mas os casos diários caíram de 24 mil para cerca de 3 mil.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!