Detran-MG suspende emissão de documentos para implantar novo sistema

crlv digital
Documento agora só será emitido de forma digital (Reprodução/Portal Amirt)

A partir de amanhã (30), o Detran-MG vai suspender a emissão de documentos. O órgão divulgou que haverá uma transição para o modelo eletrônico desses documentos. A previsão é de que os serviços voltem a funcionar normalmente a partir do dia 7 de janeiro de 2021. Nesse período, ficarão suspensos: registro de veículo zero km, transferência de propriedade e alteração de dados de veículo.

O objetivo da nova Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo eletrônica (ATPV-e) é simplificar o processo na compra e venda dos automotores, por meio de itens de segurança mais modernos, como o QR-Code. A ATPV-e substitui a versão em papel moeda do antigo Certificado de Registro de Veículo (CRV), documento no qual o comprador e o vendedor declaram estar de acordo com a transferência da propriedade.

Os motoristas que estiverem com algum prazo a vencer durante o período de suspensão terão o vencimento prorrogado. De acordo com o órgão, o objetivo dessa nova atualização é simplificar o processo na compra e venda dos veículos.

Como será a nova versão

A ATPV-e pode ser utilizada na versão eletrônica ou impressa em papel comum. Quando o proprietário vendedor e o comprador possuírem os requisitos necessários para assinatura eletrônica da ATPV-e, o preenchimento e a assinatura poderão ser feitas nos sistemas do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), órgão da União, ou dos Detrans, nos estados. Caso contrário, a opção será a versão impressa, devendo a ATPV-e ser assinada e conter o reconhecimento de firma do vendedor e do comprador por autenticação.

Apesar da novidade, os CRVs, até então emitidos em papel moeda, vão continuar válidos por tempo indeterminado. Portanto, quem possuir a antiga versão do documento não precisará realizar a solicitação de um novo Certificado de Registro de Veículo.

Com Detran-MG

Edição: Thiago Ricci
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!