Vídeo mostra diretores do Butantan recebendo resultados da Coronavac

Diretores do Butantan recebem resultados
Internautas se emocionaram com o vídeo (Reprodução/Instituto Butantan/YouTube)

Um vídeo em que os diretores do Instituto Butantan aparecem recebendo os resultados dos testes da vacina Coronavac emocionou internautas de todo o Brasil. Ao serem comunicados sobre a eficácia de 78% do imunizante, e de 100% para casos graves, os responsáveis bateram palmas, comemoraram e até choraram com a notícia que pode dar início à vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

No vídeo, filmado nessa quarta-feira (6) e divulgado hoje, os responsáveis aparecem ansiosos antes de receberem os dados a respeito da eficácia do imunizante. “Este é um momento muito importante. Um momento que nos marca e vai marcar por muito tempo, a história do Butantan, a história do estado de São Paulo, e a história do Brasil”, diz o diretor do instituto, Dimas Covas.

Emoção

Logo em seguida, o responsável por comunicar as informações entra na sala e dá as notícias: “Para casos leves, a eficácia foi de 77,96%”, diz ele, antes de ser interrompido pelas palmas entusiasmadas dos diretores do Butantan. “Para casos de internação hospitalar, 100% de eficácia”, completa. Os responsáveis se levantam, comemoram, e uma das diretoras aparece chorando no vídeo.

O vídeo emocionou centenas de internautas nas redes sociais. “Arrepiada dos pés à cabeça”, escreveu um usuário do Twitter. “Eu chorei assistindo esse vídeo. Não sei nem mensurar o tamanho da importância desse momento, desse acontecimento”, comentou outro. A vacina contra o SARS-CoV-2 testada pelo Butantan foi produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac e teve os resultados de eficácia divulgados hoje.

Coronavac

Os resultados da Coronavac foram apresentados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em reunião na manhã desta quinta. O Instituto Butantan fez o pedido de registro emergencial da vacina à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda hoje.

A partir de agora, o órgão regulador tem 10 dias para fazer a análise da solicitação e dar o aval sobre o uso do imunizante no país. O uso emergencial permite que a vacina seja aplicada em determinados grupos e somente como parte de um programa institucional de governo. Já o registro definitivo do imunizante o torna apto a ser aplicado em toda população e a ser comercializado.

“Com estes resultados, nós temos certeza de que temos uma boa vacina. Vai ajudar a sobreviver nesse primeiro momento, a esta terrível pandemia, e pensar, num segundo momento, a nos livrarmos desta situação difícil em definitivo. Vamos em frente, temos muito trabalho para fazer. Agora, mais do que nunca, temos que fazer essa vacina chegar aos braços dos brasileiros”, concluiu Dimas Covas no vídeo.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!