‘Vacinômetro’: Veja quantas pessoas já foram imunizadas em Minas

Vacinômetro Governo de Minas
Usuário pode filtrar acesso por município, regional de saúde e outros critérios (Reprodução/SES-MG + Pedro Gontijo/Imprensa MG)

O Governo de Minas lançou uma plataforma para que a população acompanhe a imunização contra a Covid-19 no estado: o “Vacinômetro”. A ferramenta também permite que o usuário saiba quantas doses de vacinas já foram enviadas aos municípios mineiros, e quantas pessoas de cada grupo prioritário já receberam a primeira dose do imunizante. Clique aqui para acessar o site.

Até a tarde desta quarta-feira (27), a plataforma contabiliza 115.219 pessoas vacinadas em todo o estado. Dentre elas, 104.831 são trabalhadores da saúde, 7.427 são idosos que vivem em instituições de longa permanência, 567 pessoas com deficiência em residências inclusivas e 2.393 integrantes de populações indígenas que residem em terras indígenas.

Vacinômetro
Plataforma é atualizada conforme dados enviados pelos municípios (Reprodução/SES-MG)

Ao navegar no Vacinômetro, o usuário pode filtrar os dados por município, microrregião, macrorregião ou regional de saúde do estado de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, por exemplo, 43.334 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, todas trabalhadoras da saúde.

De acordo com o Governo de Minas, para que a ferramenta apresente dados compatíveis entre o quantitativo de doses distribuídas e o número de vacinados, é preciso que os municípios alimentem a ferramenta diariamente por meio do Painel Vacinação Sars-Cov-2-MG, que segue a mesma lógica do Boletim Epidemiológico Covid-19. Os dados são compilados a partir das informações enviadas para a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde).

Preenchimento

O Governo de Minas reuniu o passo a passo para que os municípios atualizem o estado com os dados da vacinação local. Confira:

  1. O Painel de Vacinação Sars-CoV-2 MG deve ser acessado clicando aqui;
  2. A partir deste acesso os municípios iniciam o processo de preenchimento das informações utilizando o e-mail cadastrado. Dentro do ambiente virtual, o município deve completar espaços de nome e telefone e iniciar o preenchimento das informações sobre quantitativos de pessoas vacinadas, começando pela Fase 1, referente aos públicos prioritários. Atenção com os erros de digitação, eles podem inviabilizar todo o trabalho;
  3. O primeiro grupo contabilizado por meio das doses 1 e 2 são os indígenas aldeados, maiores de 18 anos. É importante que seja inserido, nos campos determinados no painel, a dose ministrada. O mesmo procedimento deve ser repetido para os idosos que vivem em instituições de longa permanência e também para pessoas com deficiência em residências inclusivas. Para cada um destes públicos o painel separa espaço de registro da dose 1 e 2;
  4. Para os profissionais de saúde também existem dois campos separados em dose 1 e dose 2 e à medida em que os municípios vão preenchendo os campos do painel vai-se formando o acumulado de indivíduos imunizados;
  5. O Painel Vacinação Sars-Cov-2-MG contempla também a fase 2 da campanha de vacinação, bem como o registro de eventos adversos e os estoques de vacinas que cada lugar tem. Os municípios ainda podem usar o Painel para se comunicar com a SES-MG preenchendo espaço livre para comentários.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!