Mais 315 mil doses da Coronavac chegam a Minas e foco é vacinação de idosos

Cidadão no Centro de Belo Horizonte e mão de enfermeiro com seringa (Moisés Teodoro/BHAZ + FOTO ILUSTRATIVA – Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Começou nesta terça-feira (9) a distribuição para as 28 Unidades Regionais de Saúde de Minas Gerais mais 315.600 doses da vacina CoronaVac, quarta remessa recebida do Ministério da Saúde – recebida no domingo (7). Idosos de 90 anos ou mais também começam a ser imunizados em todo o estado. Mais de 100 mil idosos devem receber a vacina nesta nova etapa da vacinação em Minas.

Os aviões saíram do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, em direção às regioanais por volta das 11h30 desta terça. O secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, explicou que uma equipe foi montada com representantes de todas as Forças de Segurança do Estado para auxiliar na distribuição da vacina de forma mais efetiva.

“A partir da chegada da vacina do Ministério da Saúde, o objetivo é que a gente distribua com segurança, rapidez, e que essa logística possa atender as regionais para imunização da população mineira”, explicou.

População idosa

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), os riscos de agravamento e óbito por covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição dos grupos prioritários.

Segundo a Nota Técnica publicada pelo ministério, foram avaliados a transmissão comunitária e o risco de morte por covid-19 relacionado a faixas etárias mais avançadas, que chega a ser 8,5 vezes maior para hospitalização e 18,3 vezes maior para óbito entre idosos com mais de 90 anos ou mais.

Até o momento, onze regionais já recebem as doses – BH, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Montes Claros, Januária, Pirapora, Varginha, Pouso Alegre, Divinópolis e Sete Lagoas. Já nesta quarta (10/2), outras 17 regionais devem receber as novas doses da vacina.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!