Brasileiro faz “esquenta” no kart antes de encarar as categorias mais importantes do automobilismo

Ricardo Gracia Junior
Ricardo Gracia Junior busca mesmo é a Fórmula 1 (Eduardo Cartaña)

Mais um talento brasileiro desponta no kart internacional e, em breve, poderá estar nas pistas da Fórmula 1, que este ano terá transmissão exclusiva pelos canais do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Ricardo Gracia Junior
Ricardo Gracia Filho vai disputar várias competições internacionais este ano (Foto: Eduardo Cartaña)

Com apenas 16 anos, Ricardo Gracia Filho tem em seu currículo títulos brasileiros e sul-americanos. Nos dois últimos anos, disputou o Campeonato Europeu e o Mundial de Kart pela equipe Praga Karts, da República Tcheca. E continua sua busca pelo seu sonho fora das fronteiras nacionais.

Esta semana ele está em Adria, na Itália, para disputar o WSK Master Series dia 27 de fevereiro. Serão as primeiras aceleradas do jovem piloto nesta temporada, que incluirá, ainda, o Mundial da categoria, que acontece no Brasil, em outubro.  Ele também vai participar de torneios outros torneios nacionais e vai estrear na Fórmula 4 asiática, em dezembro.

“Estamos treinando forte para obter mais evolução nesta primeira etapa do WSK. Estamos rápidos, virando facilmente entre os dez primeiros tempos, e temos expectativa de largarmos bem e de fazermos uma ótima corrida”, afirma.

Esquenta

Segundo ele, o torneio será uma espécie de preparação para o FIA Karting European Championship 2021, em abril.  É a principal competição europeia.

Ao longo do ano, o piloto também participará do Campeonato Brasileiro (julho) e da Copa Brasil (outubro), duas competições nas quais o jovem automobilista de 16 anos já se sagrou campeão.

No fim outubro também será a vez de Gracia Filho representar o País no Mundial de Kart, que pela primeira vez será realizado na América do Sul. A “Copa do Mundo” da modalidade acontecerá no Kartódromo Internacional Speed Park, em Birigui (SP).

Quem pensa que acabou, engana-se. No final do ano ele estreia na Fórmula 4 asiática, que é uma espécie de preparativo para o ano de 2022. Sua meta é estar na Fórmula 2 em 2025 e, em 2026, na Fórmula 1.

Fatos da carreira

  • Início no kart aos 6 anos;
  • Campeão Brasileiro e Paranaense de Kart (2015);
  • Campeonato Sul-Brasileiro (2018);
  • Representantes do Brasil CIK-FIA Academy Trophy (2018);
  • Disputou Campeonato Europeu e o Mundial de Kart pela equipe Praga Karts, da República Tcheca (2019 e 2020).

Acesse: www.aceleraai.com.br

Acelera Ai
Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários