Nissan deixa Kicks mais encorpado e tecnológico, mas repete motor e preços

Novo Kicks
Novo Kicks chega ao mercado em março (Foto: Eduardo Aquino)

Foi uma volta curta. Mas o suficiente para perceber que o novo visual do Nissan Kicks faz as pessoas virarem o pescoço para acompanhar a passagem do carro. E as novas linhas são bem equilibradas e misturam elegância e esportividade, além de dar ao SUV compacto da Nissan um ar de modernidade e personalidade.

Design mais encorpado
Design mais encorpado no novo Kicks (Foto: Eduardo Aquino)

Na frente, a grade maior em “V” se integra de forma bem harmônica com os faróis em LED com função de luz diurna. De perfil, destaque para o “teto flutuante” (característico do modelo) e as rodas de liga, que incorporam um design esportivo. Na traseira, as lanternas também são em LED e estão unidas por um elegante elemento de estilo. Outra novidade de estilo é a antena em estilo “barbatana de tubarão”, que completa o charme do modelo.

Como não houve alterações de dimensões, o Kicks continua com um bom espaço interno. Destaque também para o nível de acabamento, o novo sistema de som Bose de alta fidelidade (para quem curte música a bordo, é um equipamento muito legal e vale subir o volume e brincar com a equalização), o equilíbrio entre conforto e estabilidade da suspensão e baixo nível de ruídos dentro da cabine. O motor (1.6) e o câmbio (CVT) são os mesmos e dão conta do recado.

Novos nomes

O novo Kicks foi apresentado esta semana e deverá ser o principal trunfo da marca, que no final de 2020 lançou o novo Versa. É uma renovação necessária, para dar uma reanimada na marca, que não vende muito no Brasil, mas o suficiente para manter uma fábrica moderna e estruturada em Resende (RJ) e uma operação enxuta e equilibrada.

O Kicks começou a ser produzido no Brasil em 2016 e esta é a atualização mais profunda do veículo, em termos estéticos e oferta de conteúdo. A boa notícia para os consumidores é que a Nissan não alterou os preços, mas as versões têm nomes diferentes em relação aos antecessores.

Veja como ficou a família e os respectivos preços:

  • Sense Manual: R$ 90.390
  • Sense CVT: R$ 98.390
  • Advance CVT: R$ 106.390
  • Exclusive CVT: R$ 116.390

As vendas começam apenas em março, mais precisamente na segunda quinzena. Mas desde já os interessados – apenas 300 – podem participar do esquema de pré-venda através da loja virtual (confira no link).

Quem optar por se antecipar ganha alguns benefícios. Confira quais:

Pacote de benefícios
Reprodução Internet

Mix de vendas

A expectativa de vendas da Nissan é vender pelo menos 50 mil unidades do novo Kicks anos próximos 12 meses. A maioria será dos modelos mais equipados e mais caros.

O mix esperado é este:

  • Sense – 20%
  • Advance – 40%
  • Exclusive – 40%
Motor 1.6 16V se manteve
Motor 1.6 16V se manteve no novo Kicks (Foto: Eduardo Aquino)

O mesmo

Para a montadora, design, conteúdos que aproximam mais o homem da máquina e segurança são os pontos importantes do novo modelo. A Nissan não privilegiou o motor desta vez. Embora tenha na versão japonesa do Kicks a opção do motor e-Power, 1.2 híbrido (gasolina e eletricidade), aqui teremos o mesmo 1.6 16V, com uma calibragem diferenciada.

Ele desenvolve 114 cv de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm, e possui controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS).

O SUV tem quatro níveis de acabamento com dois tipos de câmbio (manual de cinco velocidades e CVT) e nove opções de cores (três delas de dois tons e disponíveis apenas para a versão Exclusive). O destaque para a nova linha é a inédita Azul Elétrico, escolhida para ser a “cor de lançamento”.

LED predomina

Esteticamente, o Kicks ficou mais encorpado. A grade e o para-choque fontal ganharam em volume, e um vinco no capô dá uma aspecto mais robusto ao SUV. A iluminação em LED está para todos lados: nos faróis, faróis de neblina, lanternas e até nas luzes de “pisca” acopladas nos retrovisores.

Outro ponto marcante no modelo é o teto flutuante. Esta solução de design faz com que a coluna “C” pareça não existir. É que o acabamento em preto se funde com os vidros das portas traseiras, sem atrapalhar a visibilidade externa para todos os ocupantes.

Antena tipo “barbatana de tubarão”, bem esportiva, e rodas de liga leve de 17 polegadas também fazem parte da lista de novidades.

 Sistema multimídia Connect
Sistema multimídia Connect com tela de oito polegadas é sensível ao toque (Foto: Eduardo Aquino)

Que som!

Um capítulo à parte no novo Kicks é o sistema de som da conhecida marca Bose. Com alto-falantes também no apoio de cabeça do motorista, o sistema proporciona um som potente e equilibrado com a ajuda de oito alto-falantes de alta performance (dois deles são tweeters) e um amplificador digital. Ele oferece algo bem imersivo, chamado de “surround 360°” que pode ser controlado na tela do sistema multimídia. Por isso, cria um efeito restrito, sem distorções.

Outro recurso tecnológico importante no novo Kicks é o sistema multimídia Connect com tela de oito polegadas. Sensível ao toque e com comandos intuitivos, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay com assistência de voz para ler mensagens, e aplicativos de streaming de áudio. É possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth.

O painel de instrumentos multifuncional em TFT possui sete polegadas e vem com mostradores configuráveis, e 12 funcionalidades.

Os dispositivos de segurança ativa e passiva também são inéditos neste Kicks. Entre eles estão o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW), o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e o Acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA).

Lanternas do SUV da Nissan em LED
Lanternas do SUV da Nissan em LED (Foto: Eduardo Aquino)

Versões completas

A nova linha do utilitário esportivo da Nissan é bem completa em termos de itens de série. Confira a lista:

Sense Manual

  • Abertura e fechamento das portas através de controle remoto
  • Acabamento dos bancos em tecido
  • Acendimento inteligente dos faróis
  • Aerofólio integrado na cor do veículo
  • Airbags duplos frontais, laterais e de cortina (total de 6)
  • Alarme perimétrico
  • Alerta de cinto de segurança destravado – frontal e traseiros
  • Antena estilo barbatana de tubarão
  • Apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis (5)
  • Ar-condicionado
  • Bancos do motorista com ajuste de altura
  • Banco traseiro rebatível e bipartido 60/40
  • Bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero
  • Comandos de áudio e telefone no volante
  • Cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros (5)
  • Controle de Tração e Estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control)
  • Desembaçador de vidro traseiro com temporizador
  • Direção elétrica
  • Faróis dianteiros com sistema Follow me Home
  • Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix)
  • Freios ABS com controle eletrônico (EBD) e assistência de frenagem (BA)
  • Grade frontal com acabamento cromado
  • Lanternas traseiras em LED
  • Limpador de para-brisa dianteiro e traseiro com controle intermitente variável
  • Luz de freio em LED
  • Maçanetas externas na cor do veículo e internas cromadas
  • Para-sol com espelhos para motorista e passageiro
  • Porta-copos no console central e nas portas
  • Porta-malas com iluminação interna
  • Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras
  • Rack de teto longitudinal na cor prata
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor da carroceria
  • Rodas de aço 16 polegadas e pneus 205/60 R16
  • Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)
  • Sistema de áudio com display sensível ao toque, colorido de 7 polegadas, com rádio AM/FM, Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto e 4 alto-falantes
  • Tag “Sem Parar”
  • Tomada 12V (2)
  • Travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque para baixo somente para o motorista
  • Volante com regulagem de altura e profundidade

Sense CVT

  • Todos os itens da versão Sense com câmbio manual adicionados
  • Câmbio Xtronic CVT com função Overdrive
  • Câmera traseira de estacionamento
  • Controle de velocidade automática no volante
  • Luzes de condução diurna (DTRL)
  • Rodas de liga leve 16 polegadas’ e pneus 205/60 R16
  • Sensor de estacionamento traseiro

Advance CVT

  • Todos os itens da versão Sense CVT adicionados
  • Bancos com revestimento sintético
  • Chave inteligente presencial (I-Key)
  • Controle do computador de bordo no volante
  • Espelho retrovisor eletrocrômico
  • Fechamento dos vidros por meio de controle remoto
  • Multimídia Nissan Connect com tela sensível ao toque colorida de 8 polegadas, 2 portas USB (Tipo A e tipo C) Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto
  • Painel multifuncional em TFT de 7 polegadas
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 205/55 R17
  • Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque e antiesmagamento
  • Volante com acabamento revestimento sintético
  • Pack Plus
  • Bancos com revestimento sintético

Exclusive CVT

  • Todos os itens da versão Advance CVT adicionados
  • Ar-condicionado automático digital
  • Apoio de braço frontal
  • Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake)
  • Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control)
  • Detector de objetos em movimento (MOD)
  • Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control)
  • Faróis dianteiros e de neblina em Full LED
  • Maçanetas externas cromadas
  • Retrovisores externos rebatíveis automaticamente
  • Sistema premium de som Bose Personal Plus com alto-falante no apoio de cabeça do motorista com oito alto-falantes
  • Visão 360° Inteligente

Pack Tech

  • Acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA)
  • Alerta de Colisão Frontal com assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB)
  • Alerta Inteligente de mudanças de faixa (LDW)
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
  • Monitoramento de ponto cego (BSW)

Texto: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires

Acesse: www.aceleraai.com.br

Acelera Ai
Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários