Fabricado no Brasil, Corolla Cross está de de olho no mercado de SUVs

Corolla Cross
Novo Corolla Cross chega ao mercado nacional ainda neste mês de março Foto: Toyota/Divulgação

Modelo mais famoso da Toyota, o Corolla, após 50 anos de vida, gera um novo fruto, maior, mas com as mesmas características que o consagraram como o carro mais vendido da marca em todo o mundo. O nome do rebento é Corolla Cross, um utilitário esportivo produzido na fábrica de Sorocaba (SP), que recebeu R$ 1 bilhão em investimentos.

Novo Toyota Corolla Cross é robusto no design
Corolla Cross tem design robusto (Foto: Toyota/Divulgação)

O novo SUV chega às concessionárias ainda em março, em versões com motor flex e híbrida, a exemplo do “irmão” sedã. Em termos de versões são quatro. Tem ainda uma série especial, com produção limitada a 1.200 unidades, só para marcar o lançamento do novo produto.

Em todas as configurações o câmbio é o Direct Shift de dez marchas. A plataforma é a GA-C, baseada na filosofia TNGA. Sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar o desempenho do carro e os componentes essenciais que fazem parte do veículo.

Preços e versões

Confira as versões e o preços do Corolla Cross:

  • XR 2.0L Flex: R$ 139.990,00
  • XRE 2.0L Flex: R$ 149.990,00
  • XRV Hybrid Flex: R$ 172.990,00
  • XRX Hybrid Flex: R$ 179.990,00
  • Special Edition: R$ 183.980,00

Grade dupla

Como se trata de um veículo utilitário, o Corolla Cross tem um design específico. É mais robusto por fora, com grade trapezoidal dupla. A grade superior é pintada em cinza escuro e em formato de colmeia.

Nos modelos híbridos, a moldura da grade é diferente: prata e com logomarca azul.

Em todas as versões, a grade inferior em plástico preto conta com os faróis de neblina em LED. Já na de entrada, os faróis são de halógenos, enquanto nas demais versões, de LED.

Outros detalhes do design externo são os seguintes:

  • Para-choque com grandes vincos;
  • Luzes diurnas Daytime Running Lights (DRL);
  • Maçanetas externas na cor do veículo nas versões flex e com moldura cromada nas híbridas;
  • Rack de teto longitudinal;
  • Spoiler traseiro;
  • Rodas de liga leve de 17 e 18 polegadas, conforme a versão.

Versão Flex em detalhes (galeria de imagens):

Acabamento horizontal

Internamente, o Corolla Cross é mais semelhante ao sedã. Com exceção do acabamento disposto horizontalmente até se conectar com as portas. Seu console central tem espessura mais grossa e sustenta-se por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata.

Confira alguns detalhes internos diferenciados:

  • Puxadores internos das portas com design flutuante;
  • Maçanetas internas das portas e os difusores de ar em prata;
  • Versão XR tem bancos em tecido e XRE e XRV Hybrid em couro;
  • Volante de três raios multifunção;
  • Tela no painel de TFT de 4,2 polegadas colorida (XR, XRE e XRV Hybrid);
  • Tela no painel digital de 7 polegadas (XRX Hybrid)

Completinho

O Corolla Cross é bem completinho de fábrica. Confira os itens:

  • Versão de entrada: ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal,  e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8 polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay;.
  • XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid: adicionar sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto somente a XRE conta com paddle shift no volante;
  • Híbridas XRV e XRX: somar modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições.

Versão Híbrida em detalhes (galeria de imagens):

Segurança tecnológica

Com sete airbags de série, o Corolla Cross oferece bastante conteúdo de segurança. Veja alguns sistemas:

  • Pré-Colisão Frontal (PCS): usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas, além de pedestres e ciclistas;
  • Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista;
  • Faróis altos automáticos (AHB): trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade;
  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. Ele usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Características Técnicas

MOTOR FLEX

  • 2.0 16V flex
  • Potência: 177 cv (com etanol)
  • Torque: 21,4 kgfm (com etanol)

MOTOR HÍBRIDO

  • 1.8 16V flex e dois elétricos
  • Potência:  101 cv / 72 cv (com etanol)
  • Torque: 14,5 Kgfm / 16,6 kgfm (com etanol)

DIMENSÕES E CAPACIDADES

  • Altura: 1.620 mm
  • Comprimento: 4.460 mm
  • Entre eixos: 2.640 mm
  • Largura: 1.825 mm
  • Porta-malas: 440 l
  • Tanque: 36 l (híbrido) / 47 l (flex)

Fonte: Toyota

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Acelera Ai
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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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