Minas recebe 542 mil novas doses e amplia vacinação de idosos

remessa de vacinas
Nova remessa vai permitir a continuidade da imunização e inclusão de nova faixa etária (Pedro Gontijo/Imprensa MG)

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou que Minas Gerais vai receber 542 mil novas doses da vacina contra a Covid-19 neste sábado (20). Esta é a 9ª remessa de imunizantes recebida desde que o estado iniciou o programa de vacinação, em janeiro deste ano. As novas doses vão contribuir para a continuidade dos grupos que já estavam recebendo o imunizante, mas também permitem a aplicação em uma nova faixa etária de idosos, conforme explicou Zema.

“Com a chegada da 9ª remessa, iniciaremos a vacinação de idosos com idade entre 70 e 74 anos e seguiremos imunizando trabalhadores da saúde e comunidades quilombolas”, anunciou o governador, que ainda comemorou o avanço: “Vem, vacina!”.

Até essa sexta-feira (19), Minas já havia recebido mais de 2,6 milhões de doses do Ministério da Saúde – dessas, 32 mil ainda não haviam sido distribuídas para os municípios, conforme atualização mais recente do Vacinômetro do governo. Dos mais de 20 milhões de habitantes do estado, 996 mil receberam a primeira dose da vacina e cerca de metade deste grupo recebeu a segunda dose. Os imunizados até então são, principalmente, trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com deficiência em residências inclusivas e população indígena.

Momento é de tensão

A notícia da chegada de novos imunizantes é um pequeno alívio em meio ao momento mais duro da pandemia para o estado até então. Ainda nesta semana, a Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) abriu, mais uma vez, vagas emergenciais para a contratação de profissionais da saúde com o objetivo de ampliar a quantidade de leitos para o tratamento da Covid-19.

A medida é uma tentativa de garantir tratamento adequado aos mineiros em meio ao colapso do sistema de saúde que o estado enfrenta, com leitos esgotados em boa parte do estado, impossibilidade de transferência de pacientes entre regiões e risco iminente de falta de oxigênio em alguns municípios mineiros. Na última quinta-feira (18), o estado atingiu a triste marca de um milhão de infectados pela doença e Zema aproveitou para reforçar o alerta sobre a grave situação que Minas Gerais encara.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!