‘Análogo a homicídio’: Garoto que dirigia Amarok é esperado em delegacia

engavetamento-mg-010
Acidente grave deixou um idoso de 85 anos morto e vários feridos (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

Um adolescente de 17 anos que conduzia um dos carros envolvidos no engavetamento fatal na MG-010, ocorrido ontem (21) em frente à Cidade Administrativa, poderá responder por ato infracional análogo ao “homicídio, a princípio, na modalidade culposa”. Ele chegou a ser procurado pouco após o acidente na casa da família, mas não foi encontrado. A expectativa da Polícia Civil é que ele se apresente ainda hoje (22) às autoridades.

Dos carros envolvidos no engavetamento, o adolescente dirigia uma caminhonete VW/Amarok que, conforme os pais do garoto disseram à Polícia Militar, pertence à avó dele. Quando os militares chegaram ao local do acidente, não encontraram ninguém dentro do veículo em questão, e os demais envolvidos informaram que o adolescente tinha fugido.

Ao vasculhar o carro, a equipe encontrou uma mochila com o nome do adolescente, e vários papéis com seu endereço. Nisso, a polícia foi até o endereço indicado e os pais do adolescente receberam a equipe, dizendo já estarem cientes do que havia acontecido.

Sempre de acordo com a polícia, os pais do jovem também disseram que não sabiam que ele havia pegado a caminhonete para dirigir, mas alegaram que o garoto estava levando alguém para a cidade de Vespasiano. Os responsáveis do adolescente também informaram que ele não havia chegado em casa ainda, e a equipe policial não conseguiu encontrá-lo naquele momento.

O reboque removeu a caminhonete do local do acidente por crime de trânsito, e a levou para o pátio de apreensão expressa.

‘Análogo ao homicídio’

Além de pessoas feridas, o engavetamento deixou um senhor de 85 anos morto. Procurada pelo BHAZ, a assessoria do Detran-MG informou, no início da tarde de hoje (22), que conseguiu identificar o adolescente, e que ele deve apresentar-se às autoridades ainda nesta segunda-feira. Por estar envolvido em um acidente que causou a morte de uma pessoa, o adolescente de 17 anos poderá responder por ato infracional análogo ao homicídio, a princípio, na modalidade culposa (quando não há intenção).

“O proprietário do veículo conduzido pelo adolescente poderá responder pelo crime de entregar veículo a pessoa não habilitada”, informou, ainda, a Polícia Civil por nota (leia na íntegra abaixo).O BHAZ tentou entrar em contato com o adolescente através de ligações vias operadora e WhatsApp, mas não obteve resposta. Este texto será atualizado tão logo ele, os pais ou a defesa dele se manifestem.

O corpo do idoso morto no acidente será necropsiado no Instituto Médico Legal Doutor André Roquete, em Belo Horizonte.

Cavalos na pista

O engavetamento envolvendo cinco carros aconteceu após dois cavalos atravessarem a pista esquerda da MG-010, na noite desse domingo (21). Segundo o Corpo de Bombeiros, três vítimas acabaram ficando presas às ferragens, e uma pessoa faleceu no local, sendo confirmado pela polícia que se tratava de um idoso de 85 anos. As vítimas socorridas apresentaram politraumatismo – quando há lesão em pelo menos dois sistemas do corpo (como tórax, abdômen), sendo necessário que haja risco de vida para o indivíduo.

O condutor do primeiro carro envolvido no engavetamento relatou à polícia que diminuiu a velocidade ao se deparar com dois cavalos na pista, e que rapidamente sentiu o impacto de outro carro batendo na sua traseira. O motorista do veículo que estava logo atrás contou que também diminuiu a velocidade ao ver o da frente fazendo o mesmo, mas que o impacto que veio do carro de trás o fez bater no primeiro.

Isso causou a colisão de mais três veículos que vinham na fila. As vítimas feridas receberam atendimento médico e encaminhamento para unidades hospitalares.

Nota do Detran-MG

“A Polícia Civil de Minas Gerais informa que o adolescente que dirigia um dos veículos que se envolveram em um acidente de trânsito já foi identificado e deve se apresentar às autoridades ainda nesta segunda-feira.
O acidente causou a morte de um homem e por isso o adolescente poderá responder por ato infracional análogo ao homicídio, a princípio, na modalidade culposa.
O proprietário do veículo conduzido pelo adolescente poderá responder pelo crime de entregar veículo a pessoa não habilitada.
O corpo da vítima será necropsiado no Instituto Médico Legal Doutor André Roquete”.

Edição: Thiago Ricci
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!