BH abre mais leitos de UTI Covid e ocupação continua abaixo de 100%

Leito de UTI
Todos os indicadores de monitoramento da doença caíram de ontem para hoje (IMAGEM ILUSTRATIVA/Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Mais uma vez, as redes pública e privada de saúde de Belo Horizonte abriram mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento da Covid-19 e mantiveram a taxa de ocupação abaixo de 100% nesta quarta-feira (31), pelo segundo dia consecutivo. Ontem (30) foi a primeira vez desde o dia 18 de março que o índice (SUS + rede privada) ficou abaixo dessa marca, chegando a 97,2%. Hoje, a ocupação caiu para 94,7%.

De acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), hoje foram abertos 22 leitos de UTI Covid na rede pública e mais 25 na rede privada. Somente neste mês, foram abertos 265 leitos de UTI Covid na rede SUS-BH, totalizando 548 unidades de terapia intensiva. Foram abertos, também no mês de março, 408 leitos de enfermaria Covid, alcançando 1.185 unidades.

Ainda ontem, haviam sido abertos na rede particular 38 novos leitos de UTI Covid e 15 leitos de enfermaria Covid. No dia anterior (29), a PBH havia aberto 32 leitos de UTI Covid na rede pública, e na rede privada 81 leitos de UTI Covid passaram a funcionar. Ainda assim, a ocupação total de leitos de UTI Covid nas duas redes era de 100,7%: a rede SUS ainda tinha vagas, mas a particular ainda estava lotada.

A administração municipal ressalta que, “mesmo com a redução é imprescindível que a população continue mantendo o distanciamento social, o uso da máscara e a correta higienização das mãos”.

Indicadores em queda

Além da ocupação total de leitos de UTI Covid em 94,7%, BH também tem apresentou queda na ocupação de leitos de enfermaria: de ontem para hoje, a taxa caiu de 85,7% para 82,6%, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela PBH. O outro indicador de monitoramento da Covid-19, o número médio de transmissão por infectado, também está em ritmo de queda e chegou a 1,08 hoje.

Indicadores em queda
Os três indicadores apresentaram queda de ontem para hoje (Reprodução/PBH)

Ao todo, Belo Horizonte já registrou 142.938 casos confirmados de Covid-19 e 3.224 óbitos em decorrência da doença. A capital mineira já recebeu 514.970 doses de vacinas e já distribuiu 465.363 dessas doses aos centros de saúde. Até hoje, 273.171 pessoas já receberam a primeira dose dos imunizantes e 97.760 receberam a segunda dose em BH.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!