Ciclista morre ao ter pescoço atingido por linha com cerol em BH

ciclista
O ciclista teve um corte profundo na garganta (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um ciclista morreu após ter o pescoço cortado por uma linha com cerol na avenida Antônio Carlos, na altura do bairro Cachoeirinha, próximo ao sacolão ABC, em Belo Horizonte. O caso ocorreu na tarde de hoje (19). O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi até o local para socorrê-lo. O homem, no entanto, não resistiu.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que também esteve no local por volta das 16h, a linha com cerol causou um corte profundo na região do pescoço do ciclista enquanto ele trafegava pela avenida. Não se sabe em que sentido o homem seguia.

O ciclista sofreu uma parada cardíaca e os atendentes do Samu tiveram que realizar manobras de respiração cardiopulmonar na vítima, que não resistiu ao corte e morreu no local.

Número de acidentes com cerol são significativos

Em 2018, O Hospital João XVIII registrou 31 acidentes com cerol, com oito casos no mês de julho, sete em junho e cinco em janeiro. Já no ano de 2017, os casos registrados pela unidade de saúde totalizaram 25.

O cerol e a linha chilena ameaçam não só a vida dos ciclistas e motociclistas, mas também a rede elétrica. De acordo com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), em 2018, foram 2.202 ocorrências nas áreas de concessão da companhia, prejudicando 750 mil unidades consumidoras, residenciais e comerciais.

Nos primeiros quatro meses de 2019, a Cemig registrou 172 desligamentos provocados pelo contato de pipas com a rede elétrica, só na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o que prejudicou mais de 52 mil famílias.

“O uso do cerol é um dos principais causadores dos desligamentos, pois rompem os cabos quando entram em contato com a rede elétrica. Além disso, muitos curtos-circuitos são provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos” diz a Cemig.

Dicas importantes!

  • É proibido usar cerol. O uso de linhas com cerol (vidro moído com cola) pode conduzir eletricidade e provocar descargas elétricas, além de provocar inúmeros acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas.
  • É muito perigoso jogar, aproximar ou encostar objetos como arame, corrente, cabo de aço, marimba, bambu, barra de ferro, madeira, etc, na rede elétrica. Além de você correr risco de sofrer um acidente grave, ou mesmo fatal, poderá ainda ocasionar o desligamento da energia elétrica em sua casa, como também em hospitais e em residências de pessoas que necessitam de aparelhos médicos de sobrevivência à vida.
  • Caso sua pipa enrosque nos fios, deixe pra lá. Não tente retirá-la, pois você poderá levar um choque elétrico, causar um curto-circuito e até mesmo o rompimento dos cabos.
  • É muito perigoso tentar resgatar sua pipa em árvores próximas aos fios da rede elétrica. Você pode sofrer um choque ou até cair da árvore.
  • Na presença de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente, pois você pode ser atingido por um raio.
  • Se sua pipa cair em áreas de subestações da Cemig não invada o local para resgatá-la, você poderá sofrer um grave acidente.

Crime

A linha chinela tem sido a preferida dos praticantes de papagaio. O material é resistente e tem um poder de corte quatro vezes mais maior que uma linha com cerol feito de vidro. O cerol chileno é feito com uma mistura de quartzo e óxido de alumínio.

Em Minas, o uso da linha chilena é crime tipificado pela Lei 14.349 de 2002. As penas podem ser de detenção e multa de até R$ 1,5 mil para quem usar o material cortante. Vender a linha também é crime e a detenção pode ser de dois a cinco anos de prisão, além de multa.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!