Vacinação ampliada: Idosos de 62 e 63 anos serão imunizados a partir de amanhã

vacina imunidade
Médicos alertam que não se pode abrir mão de cuidados pessoais (Rovena Rosa/Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou no fim da tarde de hoje (19) que ampliará a vacinação contra a Covid-19 a partir de amanhã (20). Nesta terça, receberão a primeira dose do imunizante idosos que tenham 62 anos completos até 30 de abril. Na quarta (21), será a vez dos idosos de 61 anos completos até 30 de abril (veja o cronograma abaixo).

Na programação da PBH ainda está prevista para o sábado (24) a vacinação de trabalhadores de saúde de 40 anos ou mais. Os profissionais que receberão a vacina são aqueles cadastrados no site da administração municipal até a última terça-feira (13).

A SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) reforça que não é necessário chegar aos postos de vacinação antes do horário inicial, já que nesta fase os imunizantes estão garantidos para o público contemplado. Veja o cronograma:

– 62 anos: terça-feira, dia 20, e quarta-feira, dia 21;
– 61 anos: quinta-feira, dia 22, e sexta-feira, dia 23;
– Trabalhadores da saúde a partir de 40 anos, sábado, dia 24
(cadastrados no portal da Prefeitura até 23h59 do dia 13 de abril)

Idosos de 61 e 62 anos

O público de 62 e 61 anos poderá se vacinar de 7h30 às 16h30, nos centros de saúde e postos fixos, e de 8h às 16h30, nos pontos drive-thru. Veja os locais

Na quarta-feira, dia 21, feriado nacional, a vacinação será exclusivamente contra a Covid-19. O horário de imunização será das 7h30 às 15h nos pontos fixos e extras e das 8h às 15h nos pontos de drive-thru. 

Para se imunizar é necessário levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações. 

As nove Unidades 24h, que estão em funcionamento nas sedes de centros de saúde, são para atendimentos aos casos de baixa e média complexidade não respiratórios e não está sendo feita a aplicação de vacinas. 

Trabalhadores da saúde  

Os pontos de vacinação para trabalhadores da saúde, previamente cadastrados no portal da Prefeitura, com 40 anos ou mais, serão divulgados em breve. 

Aplicação de segunda dose 

A Prefeitura de Belo Horizonte está antecipando a aplicação de segunda dose da vacina contra a Covid-19 para ampliar e agilizar a imunização na capital. O prazo segue as recomendações do Ministério da Saúde e a aplicação deve ser feita com um intervalo de 14 a 28 dias para os vacinados com a Coronavac. 

Foram adiantadas as doses para o público de 76 e 75 anos, no dia 10 de abril, e para idosos de 74 e 73 anos no último sábado, dia 17. Já nesta segunda-feira, dia 19, as pessoas de 72 e 71 anos começaram a tomar, antecipadamente, a segunda dose do imunizante.  

Para se vacinar, é necessário que o idoso leve documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão de vacinação que conste a aplicação da primeira dose. 

Com PBH

Roberth Costa
Roberth Costaroberth.costa@bhaz.com.br

Editor do BHAZ desde junho de 2018 e repórter desde 2014. Participou do processo de criação do portal em 2012. É formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Promove. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2018 e 2019, além figurar entre os finalistas do prêmio Sindibel, também em 2019.

Comentários