Governo diz que MG passou do pico, mas se prepara para 3ª onda

Secretário de Saúde de Minas Fábio Baccheretti
Secretário Fábio Baccheretti concedeu entrevista atualizando a pandemia no estado (Gil Leonardi/Imprensa MG)

O secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, informou nesta sexta-feira (7) que já passou o pior momento da atual – e segunda – onda da pandemia. O gestor ainda anunciou outra boa nova ao confirmar a eficácia da vacinação após quedas de casos e óbitos de idosos. Apesar das informações animadoras, anunciou que o Estado se prepara para uma possível terceira onda.

“O papel do Estado é estar preparado para a terceira onda. Estamos atentos a essa possibilidade”, afirmou Baccheretti. “Pessoalmente acredito que não teremos uma terceira onda com pico tão alto por conta da vacinação. Se a população entender a necessidade do comportamento e da vacinação, não vamos enfrentar problema tão grande”, enfatizou.

Como exemplos práticos dessa preparação, Fábio citou o financiamento de novos leitos e a aquisição de kit intubação.

Dia das Mães

O secretário ainda reforçou a necessidade da população ter responsabilidade durante o Dia das Mães, celebrado no domingo (9), para que o sistema de saúde mineiro não entre em colapso mais uma vez. “Domingo temos que nos preocupar e não aglomerar. Evitar o contato com vários grupos familiares”, afirmou.

“Estamos no momento de virada: segurar o vírus, aumentar a vacinação e voltarmos a normalidade. Fica o apelo para que todos tenham consciência. Não aglomerem para que não tenhamos um novo pico”, complementou Baccheretti.

Boas novas

Apesar dos alertas, o secretário de Saúde informou que as estatísticas mostram que o pior desta atual segunda onda já passou. “Óbito é o último [número] a baixar. Já estamos vendo queda na taxa média. Passamos do pico que foi em 15 de abril. Vamos esperar as novas semanas para ver se teremos platô ou queda. O que sabemos é que o número de novos casos vem caindo no estado todo e a ocupação de leitos também. É o fim do colapso do sistema de saúde”.

Outro dado que traz esperança aos mineiros é a eficácia, aferida nos números, da vacina. “Estamos vendo a redução na aceleração de casos e de óbitos. Uma das boas notícias da semana é a queda de internação e morte de pacientes acima de 70 anos. Isso mostra a eficácia da vacina. Óbitos em idosos, teve uma diminuição significativa, acima de 90 anos. Antes equivalia a 8,8% dos óbitos e hoje a 2,5%”.

A finalização da vacinação de 1ª dose nas pessoas do grupo de 60 anos tende a diminuir as internações no estado, já que este é o grupo com “maior mortalidade e ocupação de leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva)”, segundo o secretário. “Observamos com clareza a queda da proporção de óbitos daqueles que estão vacinados com a segunda dose. Isso nos enche de esperança em relação aos efeitos da vacina”, disse Baccheretti.

Covid em Minas

Dados da SES-MG (Secretaria de Estado de Minas Gerais) apontam que o estado tem 1.404.219 casos confirmados de Covid-19 e 35.424 mortes até hoje. O número de casos recuperados chegou a 1.239.875 e os em acompanhamento a 74.920. O Boletim Epidemiológico pode ser lido clicando aqui.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!