Vacinação é ampliada para pessoas com comorbidades de 50 a 54 anos

Vacinação contra Covid
Grupos têm sido chamado por faixa etária (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas. A partir desta terça-feira (11), novas faixas etárias poderão ser imunizadas na capital mineira, desde que o morador tenha se cadastrado no formulário da prefeitura até 3 de maio, às 23h59. Além disso, idosos de 67 anos também estão sendo chamados para tomar a segunda dose da vacina amanhã.

Um novo cadastro de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas será reaberto nesta quinta-feira (13), e fechará novamente no domingo (16).

Confira a programação de vacinação: 

  • Terça-feira (11): segunda dose de Coronavac, exclusivamente para idosos de 67 anos e mais; 
  • Terça-feira (11):
    • pessoas com comorbidades de 54 e 53 anos completos até 31 de maio;
    • pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 45 a 54 anos completos até 31 de maio;     
  • Quarta-feira (12):
    • pessoas com comorbidades de 50, 51 e 52 anos completos até 31 de maio;
    • gestantes e puérperas acima de 40 anos. 

A vacinação para este público será em pontos fixos exclusivos, das 8h às 16h. Os endereços dos pontos de vacinação estão disponíveis no portal da PBH, neste link. As comorbidades que são levadas em conta para a priorização na vacinação estão listadas aqui.

Orientações

O grupo de pessoas com comorbidades será vacinado de forma gradativa e condicionado ao recebimento de novas remessas de vacinas. Além de ter preenchido o cadastro no site, é necessário reunir documentos como exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica. Esses documentos devem conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível, e ter sido emitido em até 12 meses antes da data do cadastro.

Todas as declarações apresentadas são de total responsabilidade da pessoa e de quem os emitiu. Além disso, o cadastro será enviado aos órgãos de controle externo e, em caso de informações inverídicas, ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis.

No momento da vacinação, o público precisa seguir as seguintes orientações:

  • Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;
  • Ter preenchido cadastro para a vacinação, de forma válida, até 23h59 de 3 de maio;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias; 
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Cadastro

De acordo com a PBH, foram registrados 102.039 cadastros válidos de pessoas com comorbidades e 12.221 de gestantes e puérperas. Os dados excluem duplicidade, erros de preenchimento e residentes de outros municípios. As pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) não precisam se cadastrar. 

Segunda dose

Para receber a segunda dose da Coronavac, é necessário que o idoso leve documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão de vacinação que conste a aplicação da primeira dose. O horário de funcionamento será das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h30 às 16h30 para pontos de drive-thru. Os endereços estão disponíveis neste link.

O chamamento para aplicação de segundas doses de CoronaVac para outras faixas etárias está condicionado ao recebimento de novas remessas pelo Ministério da Saúde.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!