TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Covid-19: Maioria dos brasileiros acredita que Bolsonaro atrapalha vacinação infantil, diz Datafolha

17/01/2022 às 11h34 - Atualizado em 17/01/2022 às 11h36
Bolsonaro atrapalha vacinação infantil
Mulheres lideram a porcentagem no levantamento (Reprodução/Adão de Souza/PBH)

Em pesquisa, o Datafolha revelou que a maioria dos brasileiros crê que o presidente Jair Bolsonaro (PL) atrapalha a vacinação infantil contra Covid-19. O levantamento realizou 2.023 entrevistas com brasileiros mais em todos os estados do país, entre 12 e 13 de janeiro deste ano.

Com margem de erro de dois pontos percentuais, o número de pessoas que registraram opinião desfavorável é equivalente a 97,3 milhões. Para 25% dos entrevistados, Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda no que diz respeito ao tema. Enquanto outros 14% não souberam responder, 2% tiveram opinião neutra, dizendo que ele nem ajuda nem atrapalha a vacinação de crianças no país.

25% dos entrevistados disseram que o presidente mais atrapalha que ajuda

Mulheres brasileiras lideram a crença

Ainda de acordo com o Datafolha, homens são a maioria – 32% – a acreditar que o presidente mais ajuda que atrapalha. Em contrapartida, mulheres – 61% – demonstram a opinião contrária. Isto é, a de que Bolsonaro atrapalha a vacinação infantil mais do que ajuda.

No grupo dos entrevistados que compartilham a crença de que o chefe do Executivo mais ajuda, 30% têm entre 45 e 59 anos e 28% estudaram até o ensino médio. Além disso, 32% possuem renda mensal familiar de mais de dez salários mínimos e 36% são evangélicos.

Já em relação aos idosos, os que acreditam que Bolsonaro atrapalha a vacinação têm 60 anos ou mais (64%), ensino superior (66%) e renda de mais de dois a cinco salários mínimos (61%).

79% apoiam vacinação infantil

A pesquisa revela, ainda, que 79% dos brasileiros a partir de 16 anos apoiam a vacinação de crianças. O percentual é equivalente a 132,5 milhões de pessoas no Brasil; assim, os que negam a importância da imunização são apenas 17%. 4% não souberam opinar.

Maioria acredita nos benefícios da vacinação para crianças

No grupo dos que concordam com a medida de saúde pública, estão 83% das mulheres entrevistadas e 75% dos homens. Na região Sudeste, 83% acham que os pequenos devem ser vacinados e, no Sul, o levantamento mostra aprovação de 72%. No Nordeste, 78% são a favor e no Centro-Oeste/Norte (a pesquisa agrupou as duas regiões) há 77% que acreditam na favorabilidade do tema.

Editado por: Vitor Fernandes

Nicole Vasques

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Nicole Vasques

Email: nicole.vasques@bhaz.com.br

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Mais lidas do dia

Resultado da Lotofácil da Independência: veja os números sorteados e saiba se você levou R$ 300 milhões

lotofácil da independência

Vídeo mostra ataque de abelhas a uma aluna em escola de Ibirité, na Grande BH

Criança é atacada por exame de abelhas na porta de escola em Ibirité

Professores das escolas particulares da Grande BH entram em greve por tempo indeterminado

Apostas de BH, Contagem e Betim cravam Lotofácil da Independência e levam R$ 4,4 milhões cada

BH Contagem Betim Lotofácil da Independência

‘Pensei nas minhas filhas’, diz motociclista que resgatou menina de ataque de abelhas em escola de Ibirité

Motoqueiro que resgatou criança de ataque de abelhas em Ibirité diz que pensou nas próprias filhas

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ