Covid-19: Após cancelamento de voo, 110 mil doses de vacina para crianças chegam a Minas

doses vacina
Voo foi remanejado por questões técnicas, mas imunizantes já chegaram a MG (Fábio Marchetto/Agência Minas)

Um remanejamento de voos atrasou a chegada das doses pediátricas da vacina contra a Covid-19 a Minas Gerais. Ainda assim, as doses do imunizante da Pfizer já desembarcaram no estado hoje (14), em voo que saiu de São Paulo nesta manhã.

Segundo a BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Confins, um voo da Latam chegaria em Minas às 8h15 com as 110 mil doses da vacina. No entanto, a companhia aérea alterou a programação e um avião com as doses do imunizante chegou em Confins às 9h45.

A companhia aérea explica que a mudança foi causada por “um remanejamento do operador técnico, no aeroporto de Guarulhos”, de onde saíram as doses da vacina. Isso teria alterado toda a programação de horários da Latam, incluindo a viagem com as doses da vacina. A companhia aérea confirma que o avião com o imunizante pousou em Confins na manhã de hoje, às 9h44.

Início da vacinação infantil

A estimativa é que todas as doses do imunizante da Pfizer sejam entregues às Unidades Regionais de Saúde até sábado, para imediato repasse aos municípios e início da aplicação das doses na população. “Sábado já podemos ter a primeira criança, de 5 a 11 anos, vacinada no estado de Minas Gerais”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Baccheretti destacou a importância da imunização e fez um alerta aos pais e responsáveis. “O Estado sempre vai recomendar a vacinação, já que está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas”, reforçou.

O secretário também informou que o país deve receber 4,3 milhões de doses da Pfizer específicas para imunização das crianças. Um aumento diante da estimativa inicial, que era de 3,7 milhões para administrar a primeira e a segunda dose do público infantil ainda no primeiro semestre de 2022.

Edição: Roberth Costa
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!