Aécio Neves (PSDB) mudou de ideia e lançou na tarde desta sexta-feira (28), a candidatura ao Senado por Minas Gerais nas eleições de 2026. O anúncio acontece semanas depois de o deputado federal afirmar que não pretendia disputar nenhum cargo neste ano.
A decisão foi comunicada pelo próprio Aécio nesta sexta. Com a mudança, o mineiro volta ao centro da disputa eleitoral em Minas e passa a concorrer a uma das duas vagas que estarão em jogo para o Senado.
Aécio Neves havia desistido da eleição
No início de agosto, Aécio anunciou que não seria candidato nas eleições de 2026. Ele havia afirmado que pretendia se dedicar à presidência nacional do PSDB e às atividades partidárias.
A decisão de ficar fora da disputa, porém, não durou até o fim do período eleitoral. Nesta sexta, o deputado confirmou que reconsiderou a escolha e decidiu entrar novamente na corrida pelo Senado.
Candidatura em Minas Gerais
Aécio é um dos principais nomes do PSDB em Minas. Ele foi governador do estado por dois mandatos, entre 2003 e 2010, e também ocupou uma cadeira no Senado entre 2011 e 2018.
Atualmente, Aécio exerce mandato de deputado federal por Minas Gerais. Com a candidatura anunciada nesta sexta, ele deixa de lado a decisão de não disputar as eleições e passa a mirar novamente o Senado.
A eleição de 2026 terá duas vagas para senador por Minas Gerais. A disputa deve reunir nomes de diferentes grupos políticos ao longo da campanha.
Ele ainda precisa cumprir as etapas formais para registro da candidatura junto à Justiça Eleitoral.







