Belo Horizonte pode ter pancadas de chuva com granizo nas próximas duas horas, conforme alerta emitido pela Defesa Civil na tarde desta terça-feira (15). De acordo com o órgão, a capital mineira ainda pode ter ser tempestade acompanhada de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até às 8h desta quarta-feira (16).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo que indica o risco de uma tempestade de até 50 mm atingir BH ao longo do dia. O alerta é válido durante as 24 horas de hoje.
Além de Belo Horizonte, outras 660 cidades de Minas Gerais estão incluídas no mesmo alerta do Inmet. Clique aqui e veja a lista.
Veja as recomendações da Defesa Civil:
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

















