O piloto que morreu após a queda de um avião de pequeno porte no pátio de manutenção do metrô BH, próximo a estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, foi identificado como Daniel de Souza da Silva Salomão, de 31 anos. Natural da Bahia, ele era o único ocupante da aeronave, que caiu nessa sexta-feira (9). Daniel era piloto comercial e instrutor de aviação. Ele residia em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.
O acidente ocorreu por volta das 11h15, pouco depois de a aeronave decolar do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. O avião, um monomotor modelo EMB-711ST Corisco, de matrícula PT-VHE, tinha Juatuba, na Região Metropolitana de BH, como destino.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave atingiu a estrutura de um galpão de manutenção e a rede elétrica antes de cair sobre os trilhos utilizados para manobras de vagões.
O avião pegou fogo após o impacto. O piloto morreu no local, e o corpo foi encontrado carbonizado.
Apesar do acidente, o incêndio não atingiu o galpão de manutenção nem os vagões do metrô. Cerca de 400 trabalhadores estavam na área, que precisou ser evacuada por segurança. Não houve registro de outras vítimas.
A empresa Bello Fruit, proprietária do avião, lamentou a morte do piloto e manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas. A companhia também informou que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações. (Veja nota na íntegra)
Veja nota da empresa
“A Bello Fruit Importação e Exportação Ltda. vem a público, com profundo pesar, informar que é a proprietária da aeronave de matrícula PT-VHE, modelo EMB-711ST Corisco, envolvida no acidente ocorrido nesta sexta-feira, 9 de outubro de 2026, por volta das 11:30h logo após a decolagem do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte/MG.
É com imensa tristeza que a empresa lamenta o falecimento do piloto da aeronave, único ocupante do voo. Neste momento de dor irreparável, a Bello Fruit expressa a sua mais sincera solidariedade e as suas mais respeitosas condolências aos familiares, amigos e colegas do comandante, a quem tem dedicado, desde as primeiras horas, todo o acolhimento, apoio e assistência ao seu alcance.
A empresa registra, igualmente, o seu reconhecimento ao pronto e diligente trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e das demais equipes de emergência que atuaram no local, e estende a sua solidariedade a todos aqueles que, de alguma forma, foram afetados pela ocorrência.
As circunstâncias do acidente estão sendo apuradas pelos órgãos competentes.
A Bello Fruit já se colocou formalmente à disposição do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e das demais autoridades competentes, e colaborará de forma integral e transparente com a apuração dos fatos, fornecendo todas as informações e todos os documentos que lhe forem solicitados.
Em respeito à memória da vítima, aos seus familiares e ao trabalho técnico das autoridades, a empresa não se manifestará sobre as possíveis causas do acidente até a conclusão das investigações oficiais.
Neste momento de luto, a Bello Fruit pede a todos que respeitem a privacidade e a dor dos familiares“










