TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Justiça Eleitoral considera ‘irrisórias’ mudanças em locais de votação em Minas; veja onde haverá alterações

22/10/2026 às 17h12
urnas eletrônicas
Crédito: Reprodução/TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) classificou como “irrisórias” as mudanças nos locais de votação para o segundo turno das eleições, marcado para domingo (25), e rebateu especulações de que as alterações teriam sido feitas para beneficiar ou prejudicar candidatos. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (22), representantes da Corte afirmaram que as mudanças ocorreram por motivos técnicos e estruturais, sem relação com as candidaturas.

Ao todo, 15 locais de votação em 14 municípios mineiros tiveram alterações, o equivalente a 0,09% do total de seções eleitorais do estado, segundo o tribunal. Em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, nenhuma seção foi alterada.

“Isso reforça o argumento que nós temos trazido de que foi algo totalmente irrisório e cujo tratamento pela Justiça Eleitoral é corriqueiro”, afirmou Rodolfo Pacheco, diretor-geral do TRE-MG, durante a coletiva. O diretor-geral também ressaltou que as mudanças não têm capacidade de comprometer o resultado das eleições.

Número de mudanças caiu em relação a 2022

O TRE-MG apresentou um comparativo com eleições anteriores para contextualizar a quantidade de alterações. Em 2018, foram 45 locais de votação modificados em Minas Gerais. Em 2022, o número chegou a 155. Neste segundo turno de 2026, são 15 locais, cerca de 90% a menos que no pleito anterior.

De acordo com a Justiça Eleitoral, as mudanças são motivadas por situações que afetam as condições de funcionamento dos prédios, como danos provocados por chuvas em telhados de escolas e furtos de cabos de energia que deixaram locais sem iluminação.

O tribunal afirmou que o objetivo é garantir segurança e conforto aos eleitores e criticou a disseminação de interpretações políticas sobre as alterações.

“Uma barreira muito importante que nós temos que romper é exatamente a desinformação ao eleitor. Isso foi levado para esse viés, como se estivesse prejudicando ou favorecendo candidato A ou B”, declarou a Pacheco. Segundo o TRE-MG, a prioridade é assegurar condições adequadas para a votação.

Como consultar o local de votação

Para informar os eleitores afetados, o TRE-MG utiliza notificações por WhatsApp, por meio do sistema ELO, além de avisos no aplicativo e-Título e no site oficial do tribunal. Faixas também são instaladas nos endereços antigos e nos novos locais de votação.

Em municípios do interior, a comunicação inclui carros de som e anúncios em rádios comunitárias. A orientação é que os eleitores consultem previamente o endereço da seção eleitoral para evitar deslocamentos desnecessários no domingo. Veja a tabela:

MunicípioLocal antigoLocal novo
ArinosPosto de SaúdeEscola Estadual Major Saint Clair Fernandes Valadares
Capitão AndradeSecretaria de Educação MunicipalCentro Municipal de Educação Infantil José Antônio de Oliveira
Carmo da MataDiamante ClubeEscola Municipal Silviano Brandão
Chapada GaúchaEscola Estadual Moacir CândidoEscola Municipal Santo Agostinho
InhapimEscola Municipal Elias JanuárioUnidade Básica de Saúde dos Januários
Januária (Cabeceirinha)Associação de CabeceirinhaEscola Municipal de Cabeceirinha
Januária (Remansinho)Escola Estadual de RemansinhoEscola Municipal de Remansinho
João PinheiroUnidade Básica de SaúdeSalão da Associação Comunitária
ManhuaçuEscola Municipal de Bom JesusCreche Municipal de Bom Jesus de Realeza
MarianaEscola Municipal Celina Célia GomesUBS Águas Claras
Nova EraEscola Estadual da Vila Santa RosaEscola Municipal Antônio Andrade
ParacatuEscola Estadual Olindina LoureiroEscola Municipal Joaquim Adjuto Botelho
Rio PiracicabaSede do CongadoEscola Estadual Antonino Ferreira Mendes
UbáE.E. Dep. Carlos Peixoto Filho (Polivalente)E. Senador Levindo Coelho (seções 109, 110, 316, 329, 330, 479 e 402)
UbáE.E. Dep. Carlos Peixoto Filho (Polivalente)Colégio Objetivo (seções 105, 106, 107 e 108)
UnaíFazenda Saco GrandeEscola Municipal Eva Maria Vieira

Eleitores devem conferir os locais de votação

O TRE-MG sempre recomenda às eleitoras e eleitores que confiram com antecedência o local de votação. Assim, podem planejar com tranquilidade o deslocamento até onde vão votar.

A consulta ao local de votação pode ser feita nos seguintes canais:

Até domingo (25), o Disque-Eleitor está atendendo das 7h às 19h.

Raul Costa

Graduando em Jornalismo pela UFMG e estagiário no BHAZ. Gosto jornalismo cultural, cultura pop e tudo que envolve contar boas histórias.

Raul Costa

Email: raul.gomes@bhaz.com.br

Estagiário do BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ