TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

UFJF abre quase 2 mil vagas ociosas em cursos de graduação; inscrições vão até 9 de novembro

30/10/2026 às 12h50
Quase duas mil vagas ociosas foram abertas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Quase duas mil vagas ociosas foram abertas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para ingresso nos cursos de graduação no primeiro semestre de 2027. Ao todo, são 1.969 oportunidades, sendo 1.443 no campus de Juiz de Fora e outras 526 em Governador Valadares.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até as 18h do dia 9 de novembro, pela internet. As oportunidades contemplam 44 cursos em Juiz de Fora e oito em Governador Valadares.

Veja também


O processo seletivo reúne diferentes perfis de candidatos, incluindo ex-alunos interessados em retomar a graduação, pessoas que já possuem diploma e buscam uma segunda formação, estudantes que desejam mudar de curso ou campus e universitários de outras instituições interessados em transferência.

Quem pode concorrer às vagas

O processo seletivo conta com nove modalidades de ingresso, cada uma com critérios específicos de participação e classificação. As exigências podem envolver histórico acadêmico, vínculo ativo com uma instituição de ensino, percentual da graduação já cursado e notas do Enem, entre as edições de 2016 e 2025.

Há ainda uma seleção específica para cursos da área da saúde, por meio do Edital Complementar 06/2026. A medida considera o atraso no calendário acadêmico e contempla oportunidades para Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, no campus de Juiz de Fora, com atividades referentes ao segundo semestre de 2026.

Já os candidatos excedentes do Pism, o Programa de Ingresso Seletivo Misto, e do Sisu, Sistema de Seleção Unificada, não precisam realizar inscrição. Nesse caso, é necessário acompanhar as publicações de reclassificação e as orientações da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara).

Inscrições e taxa de participação

Os interessados nas vagas ociosas abertas pela UFJF devem se inscrever exclusivamente pela Área do Candidato, no site da UFJF, até as 18h de 9 de novembro. Para quem concorre às vagas por transferência ou ingresso para obtenção de uma segunda graduação, a taxa é de R$ 183,29. O pagamento é feito pelo PagTesouro, com opção de Pix.

Candidatos que se enquadram nos critérios de baixa renda podem solicitar isenção entre 29 de outubro e 3 de novembro. Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) ou comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, além de ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede particular. O resultado dos pedidos de isenção está previsto para 6 de novembro.

As regras completas, a distribuição das oportunidades por curso e modalidade e o cronograma estão disponíveis nos editais publicados.

Fábio Galdino

Fábio Galdino é jornalista, apresentador de TV e, agora, repórter do Portal BHAZ. Natural de Santa Luzia, na Grande BH, é formado pela Universidade Federal de Ouro Preto e, nos últimos anos, dedicou à cobertura jornalística em diferentes emissoras de televisão, com passagens por afiliadas à Rede Globo, SBT e Band. Em 10 anos, participei de grandes coberturas, como eleições municipais e estaduais, a tragédia do rompimento de uma barragem, em Mariana, e a pandemia de Covid-19.

Fábio Galdino

Email: fabio.galdino@bhaz.com.br

Jornalista

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ